Conheça livros recém-chegados à Biblioteca Quindim que são escritos e ilustrados por mulheres


As obras já estão disponíveis para retirada na Biblioteca Quindim. Foto: Lucas Marques

Você tem acompanhado nas nossas redes sociais as celebrações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março, correto? Para continuar no clima dos debates promovidos pelo projeto "Entre a Espada e a Rosa", confira alguns livros infantis escritos e/ou ilustrados por mulheres incríveis e talentosas que recém chegaram à Biblioteca do Instituto Quindim:


As obras:


"Escadarias", de Arlene Costa e com ilustrações de Adilson Dias (Páginas Editora) - são diversos poemas, que de forma descontraída, a autora trata de temas mais complexos e densos. O olhar poético de Arlene passeia pela periferia do Rio de Janeiro e apresenta realidades de bairros cariocas que precisam ganhar o foco da sociedade.


Disponível para retirada na Biblioteca.



"Gira Gira: recortando ideias", de Regina Mota e ilustrado por Anielizabeth (UniDuni Editora) - é o encontro das palavras com as cantigas de roda. O livro passeia pelo imaginário das crianças, resgatando as cirandas e cantigas de maneira delicada e sonhadora.


A obra já está disponível no acervo da Biblioteca do Instituto de Leitura Quindim.



"Plug", de Shizue Sakamoto (UniDuni Editora) - para conhecer esse livro, é necessário conhecer sua personagem principal: Plug não é algo nem alguém, não é ele nem ela. Não pode ser roubado, mas pode ser compartilhado pois só assim se multiplica. Plug é aquela luzinha quentinha que acende dentro de cada um de nós quando vemos e fazemos o bem.


Obra já disponível para retirada.




"A professora da floresta e a grande serpente" de Irene Vasco, ilustrações de Juan Palomino e tradução de Márcia Leite (Editora Pulo do Gato) - uma jovem professora vai trabalhar numa escola no coração da Floresta Amazônica. Ela está super animada com a novidade e ao chegar lá, entende que aquele é um lugar especial e cheio de ensinamentos.


O livro já está no acervo da Biblioteca Quindim.


"Chama o Sol, Matias!" de Sonia Rosa e ilustrado por Camilo Martins (Editora Oficina Raquel) - Matias é um pequeno garoto que, frente a uma situação de adversidade, clama pelo sol. Símbolo de esperança e felicidade, o astro rei, ao iluminar o universo, acende também o mundo da criança.


Todos os livros já estão disponíveis para empréstimo. Quer se tornar um associado à Biblioteca? Ao se cadastrar presencialmente no Instituto Quindim, cada família ganha o direito de levar para casa até 15 livros por 14 dias. O cadastro tem uma colaboração anual de R$20,00 (dependendo da situação socioeconômica, a taxa é isenta). O Instituto fica na Rua Sinimbu, 1670, 6º andar do Edifício Eberle, centro de Caxias do Sul (RS).


Siga o Instituto de Leitura nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.


Acompanhe a programação do projeto Entre a Espada e a Rosa - III Seminário de Debates sobre o Dia Internacional das Mulheres:


10/03 – Quinta - Mulher na música - 19h - Ariadna Moreira (Brasília), Liza K (Rio de Janeiro) – mediação: Cristiane Ferronato (Caxias do Sul).


11/03 – Sexta - Mulher na Dança - 19h - Gislaine Sacchet (Caxias do Sul), Taiane da Rosa - Fluência Casa Hip Hop (Caxias do Sul) - mediação: Carla Vanez (Caxias do Sul).


Assista aos dois primeiros encontros, realizados na terça (8) e quarta (9), nos links abaixo:


Mulher no Teatro


Mulher na Literatura



LEIA TAMBÉM

ATELIÊ ARAÇARI: MATRÍCULAS 2022 (institutoquindim.com.br)

Inscreva-se no curso online "Oralidade e Jogo Cênico nas Práticas Leitoras" (institutoquindim.com.br)

Quintal da Língua Portuguesa de março será com Ciça Fittipaldi, Marcia Kambeba e Tatiana Henrique (institutoquindim.com.br)