Conheça os livros ganhadores do Prêmio Cátedra UNESCO de Leitura (PUC-Rio)



Na última semana, o Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio ( iiLer) e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio anunciaram o resultado do Selo Cátedra 10, referente a obras lançadas em 2021. No total, foram analisados 426 títulos, sendo eles de grandes e tradicionais editoras, como também de empresas independentes ou que são novas no mercado editorial. E muitas dessas obras fazem parte do acervo da Biblioteca do Instituto Quindim.


A escritora Stella Maris Rezende.

A organização do prêmio, ao anunciar os vencedores, destacou o trabalho realizado pelas entidades. “Seguimos em nosso compromisso de registrar o melhor da produção em Literatura Infantil e Juvenil, considerando a pluralidade dessa mesma produção”, afirma a nota oficial. Os livros selecionados são divididos em três categorias: Selo Distinção, Selo Seleção e a obra que recebeu o Hors Concours.


O Hors Concours foi entregue a “Alegria Pura” (Editora Imperial Novo Milênio), escrito por Stella Maris Rezende e ilustrado por Eduardo Albini. O vencedor ainda não chegou aqui pelo ILQ, porém, demais obras de Stella, como, por exemplo, “A sobrinha do poeta”, “A mocinha do Mercado Central” e “A filha da vendedora de crisântemos”, fazem parte do acervo da Biblioteca.


Foto: Lucas Marques

No Selo Distinção foram escolhidas obras como “Eu fico em silêncio” (Cia das Letrinhas), escrito e ilustrado por David Ouimet e traduzido por Miguel Del Castilho; “Clic e Cloc” (Brinque-Book), escrito e ilustrado por Estelle Billon-Spagnol e traduzido por Gilda de Aquino; “O menino e a flor” (Editora Abacate), escrito por Célia Cris Silva e ilustrado por Simone Matias; “O sopro do Leão” (Editora Olho de Vidro), escrito por Marcos Bagno e ilustrado por Simone Matias, entre outros, sendo diversos deles já presentes nas estantes no ILQ. Lista completa AQUI.


Foto: Lucas Marques

Já no Selo Seleção destacaram-se obras como “Concerto de piscina” (Editora Gato Leitor), escrito e ilustrado por Renato Moriconi; “Eu falo como um rio” (Pequena Zahar), escrito por Jordan Scott, ilustrador por Sidney Smith e traduzido por Julia Bussius; “Metamorfoses” (Editora Lê), escrito por Flávia Cortes, Flávia Muniz, Regina Drummond, Rosana Rios e ilustrado por Salmo Dansa. Lista completa AQUI.


São diversos livros premiados pela Cátedra UNESCO que fazem parte do acervo da Biblioteca Quindim e isso reforça o compromisso do Instituto de Leitura Quindim de levar livros de qualidade ímpar para os seus leitores.


Confira mais algumas obras selecionadas, entre elas "Rio, o cão preto" (Cia das Letrinhas), da mais recente vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen de ilustração, a coreana Suzy Lee:




LEIA TAMBÉM

Ateliê Araçari começa a atender também adolescentes de 12 a 17 anos nas vivências artísticas

ILQ promove curso online "Infâncias e Histórias: um percurso da literatura para crianças