• Alessandra de Cassia Passarin

CURSO INÉDITO PARA A FORMAÇÃO LITERÁRIA DE PROFESSORES!



Acreditando na importância da leitura e da literatura no dia a dia escolar e a valorização do espaço da biblioteca, a atual secretária municipal de educação Flávia Vergani procurou o presidente do Instituto de Leitura Quindim - ILQ, Volnei Canônica para uma parceria inédita que   potencializasse a capacitação já oferecida pela pasta da Educação aos professores que querem desenvolver projetos de leitura nas bibliotecas escolares de Caxias do Sul.


Desde fevereiro aconteceram inúmeras reuniões entre a equipe do ILQ e a equipe da Secretaria

Municipal de Educação - SMED, envolvendo vários profissionais da área pedagógica e o bibliotecário Marcelo Bohm. Dessas reuniões surgiram dois cursos diferentes de 40 horas cada. Um dos cursos foi o de capacitação para professores desenvolverem projetos nas bibliotecas escolares (uma reformulação do curso que já existia). O outro curso, totalmente inédito, foi o de aperfeiçoamento para os professores que já estavam desenvolvendo projetos literários nas bibliotecas.


Segundo o presidente do ILQ, Volnei "As formações foram pensadas para refletir sobre as atuais práticas leitoras, pensar e repensar o projeto de leitura que envolve a escola como um todo, discutir temáticas que estão em voga atualmente. Os cursos possibilitaram a discussão sobre: como formar uma comunidade de leitores? A escola é muito importante nesse papel, muitas vezes as crianças e as famílias têm acesso ao livro, a leitura e a ficção por meio da escola.”


Para atender a demanda da SMED de formação continuada e oferecer momentos de repensar e refletir suas práticas na promoção da leitura, temáticas atuais, os novos desafios e o espaço da literatura e da biblioteca no currículo pedagógico da escola, o Instituto Quindim trouxe profissionais de renome nacional para ministrar aulas sobre diferentes temáticas.

Escritores premiados e especialistas reconhecidos na área como André Neves, Anna Rennhack, Eliane Deus, Maria das Graças Castro, Nilma Lacerda, Ninfa Parreiras, Ricardo Azevedo, Roger Mello, Sônia Travassos, Volnei Canônica e Warley Goulart se juntaram aos profissionais de Caxias do Sul Adriana Camêlo Lucena, Lucien De Bastiani, Marcelo Bohm, Maria Nair Sodré, Raquel Tedesco, Salete Anderle, Sintian Schmitd e Vania Marta Espeiorin para atender as mais variadas temáticas dos cursos.

Os cursos possibilitaram a discussão sobre como formar uma comunidade de leitores? A escola é muito importante nesse papel, muitas vezes as crianças e as famílias têm acesso ao livro, a leitura e a ficção por meio da escola.” Volnei Canônica

A formação encerra no dia 09 de setembro com uma palestra do escritor e ilustrador Ricardo Azevedo. Alguns temas abordados nos dois cursos foram: História das Bibliotecas Escolares; A importância da leitura no cotidiano escolar; História da Literatura Infantil no Brasil e no mundo; Literatura indígena: Literatura Africana e Afro-Brasileira: A censura na literatura; Contação de Histórias, entre muitos outros conteúdos.

O cursos foram pensados no primeiro momento para serem presenciais. Mas devido a pandemia causada pelo coronavírus, tudo aconteceu de forma online. Foram 20 encontros de 2 horas, ministrado para quatro turmas. Os dois cursos beneficiaram mais de 150 professores.


É importante pensar não só em uma biblioteca de leitores, mas uma escola de leitores!


A capacitação de profissionais da área da educação na temática que envolve leitura, literatura e bibliotecas faz parte do escopo do Centro de Estudos e Pesquisa do Instituto de Leitura Quindim. Caso a sua secretaria de educação ou cultura esteja interessada em alguma formação nesta área pode entrar em contato com o Instituto pelo email institutodeleituraquindim@gmail.com.







INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM

©2020 por Instituto de Leitura Quindim