Direto de Brasília, “PiqueTeca - Especial Dia do Brincar” é neste sábado (28)


A iniciativa será direto da Biblioteca EQS 108/308 Sul, em Brasília.

Neste sábado, 28 de maio, das 9h às 12h, diretamente da Biblioteca Tatiana Eliza Nogueira (EQS 108/308), em Brasília (DF), ocorre a edição do “PiqueTeca - Especial Dia do Brincar”. A iniciativa, que une piquenique e uma manhã repleta de atrações ao ar livre, vai ao encontro do Dia Mundial do Brincar, que é celebrado no próprio 28 de maio em mais de 40 países.


O evento vai reunir entidades e artistas para promover a mais pura diversão com brincadeiras, contação de histórias, música e muita literatura. A ação também vem para defender que todas as crianças têm o direito de brincar e ter uma infância plena, saudável e feliz. O Instituto de Leitura Quindim (ILQ), as Amoras DF, a cantora Mariana Camelo e o Instituto Casa de Autores são os apoiadores do PiqueTeca. Vale lembrar que o evento é gratuito. A equipe indica que as famílias e demais participantes tragam seus lanches e cangas para fazer um delicioso piquenique no espaço.


Confira a programação completa do PiqueTeca:


9h - Recepção – Chegada e acomodação das cangas e tapetes;

9h10 - Abertura – Boas-vindas da Biblioteca Tatiana Eliza Nogueira (Biblioteca 108/308 Sul) com Diane Gregory Mee, gestora da Biblioteca;

9h15 - Roda de leitura para bebês | com Profª Ana Neila (Biblioteca 108/308 Sul);

9h30 Mini palestra “As crianças e os livros” | com Andrea Kluge (Instituto Quindim);

9h40 - Contação de Histórias | com Ângela Café, Débora Bianca, Flávia Ribas, Liduína Bartholo, Rose Costa (Instituto Casa de Autores);

10h20 - Brincadeiras | com Cristina Leite e Thais Felizardo (Grupo Amoras-DF);

10h40 - Oficina de Bolhas de sabão | com Cristina Leite e Thais Felizardo (Grupo Amoras-DF);

11h10Oficina de Barangandã | com Rose Costa e Biblioteca 108/308 Sul;

11h30Musicalização infantil | com a cantora e musicista Mariana Camelo;

11h50 Encerramento.


Dia Mundial do Brincar


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera o brincar parte dos 6 direitos de aprendizagem e é visto como uma das diretrizes que possibilita à criança conviver, se expressar, relacionar-se com os outros e explorar o mundo e as diversas possibilidades. Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades.


Segundo a professora Ana Neila Torquato, uma das organizadoras do evento: “O brincar é uma atividade guia para o desenvolvimento das crianças. Ler é brincar com a imaginação. Unir o ler e o brincar é o intuito do PiqueTeca - especial Dia do Brincar”, afirma.


A iniciativa é neste sábado, dia 28 de maio, a partir das 9h, diretamente da Biblioteca EQS 108/308, em Brasília (DF). Venha participar. Confira mais informações nos cards oficiais abaixo:




LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Caxias do Sul inicia processo de construção do Plano Municipal pela Primeira Infância no Instituto Quindim

O ILQ é apoiador do projeto "Quantas portas cabem em uma porta?"

LOJA QUINDIM: confira livros de literatura adulta à venda