top of page

Especialização em Literatura Infantil e Juvenil promove bate-papo com Eliane Debus



No dia 18 de outubro, às 18h30, a Especialização em Literatura Infantil e Juvenil, realizada pela Universidade de Caxias do Sul em parceria com o Instituto de Leitura Quindim, promoverá um bate-papo online com a Dra. em Letras Eliane Debus. O encontro com a temática “Enegrecer a literatura para a infância” tem o objetivo de discutir a presença de histórias sobre pessoas pretas na literatura infantil. O encontro será transmitido via YouTube da Universidade de Caxias do Sul, assim como Facebook e YouTube do Instituto de Leitura Quindim.


Eliane Debus é Mestre em Literatura Brasileira e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Na docência, atuou na Educação Básica na rede pública e atualmente é professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando em nível de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado).


A educadora tem experiência na área de Letras e de Educação, com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, focalizando leitura, literatura e escola e mediação de leitura. É autora de artigos em livros e em periódicos especializados, além de trabalhos em anais de eventos. Também é avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/INEP/MEC). É líder do LITERALISE, grupo de pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Língua Portuguesa.


É autora de livros como “Monteiro Lobato e o leitor, esse conhecido”, “Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil”, “A Literatura Infantil e Juvenil de Língua Portuguesa: Diálogos do Brasil”, “Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina”, entre outros. Eliana também é autora de livros infantis, como, por exemplo “É Tempo de Pão-Por-Deus”.


Para receber o certificado da palestra, é necessário fazer cadastro no seguinte site: https://bit.ly/3Bp5ZEZ


A pós-graduação


A Especialização em Literatura Infantil e Juvenil é uma parceria entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Instituto de Leitura Quindim. As inscrições para a Especialização seguem até o dia 23 de outubro pelo site da universidade. Com carga horária de 360 horas (aproximadamente um ano e meio de atividades), na modalidade EAD (ensino à distância), o curso reunirá um grande time de professores e especialistas na área da literatura infantil e juvenil. Para se inscrever, acesse AQUI. Em caso de dúvida, é possível mandar um WhatsApp para o número (54) 99950-4941.


O curso tem o objetivo qualificar profissionais quanto às ações didático-pedagógicas relacionadas à literatura infantil e juvenil, em especial ligadas à análise e à seleção de obras, bem como à realização de mediação de leitura literária em diferentes espaços.


Para conhecer mais sobre a pós-graduação, acesse AQUI.



LEIA TAMBÉM

Comments


bottom of page