top of page
  • Quindim

Estreia do Ocupa Quindim

Monólogo inédito “Um passarinho me contou”, do ator Darlan Gebing, e o show “Tombayê Percussão e Nossos Carnavais”, promovido pelo grupo Tombayê, se apresentarão nos próximos dias no Instituto de Leitura Quindim


O projeto Ocupa Quindim, do Instituto de Leitura Quindim (ILQ), estreia as primeiras produções nos dias 20 e 27/08, com entrada gratuita para toda a comunidade. Serão apresentadas as seguintes atrações: monólogo inédito “Um passarinho me contou”, do ator Darlan Gebing, e o show “Tombayê Percussão e Nossos Carnavais”, promovida pelo grupo Tombayê.

A primeira atração do Ocupa Quindim é o monólogo inédito “Um passarinho me contou”, do ator Darlan Gebing, que será apresentado ao público no dia 20/08, às 15h. A história promete encantar crianças e adultos, com a narrativa de um menino curioso, Manoel de Barros, e seus três pássaros, cada um deles com uma particularidade e muitas vivências, que serão compartilhadas com o público. É uma relação entre infância e a natureza e o que pode nascer a partir disso. A direção da peça é de Aline Tanaã.

A segunda atração é o show “Tombayê Percussão e Nossos Carnavais”, no dia 27/08, também às 15h. Promovido pelo grupo Tombayê, de Farroupilha, a equipe é formada por pessoas das mais diversas áreas que compartilham do gosto e interesse pela cultura popular percussiva. A apresentação trará um repertório com canções tradicionais e populares da maior festa do Brasil:

o Carnaval. Então coloca a sua melhor roupa de Carnaval e vem curtir a folia com a gente!

Ambas as apresentações fazem parte do Ocupa Quindim, um projeto do Instituto de Leitura Quindim que, via edital público, financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e tem o apoio cultural da Randon Consórcios e Pátio Eberle. Foram selecionadas 16 atrações/propostas artísticas e culturais para ocupar o espaço da instituição entre agosto de 2022 e abril de 2023. Todas as atrações são de cidades da Serra gaúcha, assim, valorizando artistas locais e trazendo cultura para o público do ILQ reconhecido como de utilidade pública de Caxias do Sul pela Lei Municipal nº 5.861/20.



“O Ocupa Quindim é um projeto que dialoga com a nossa missão de garantir à sociedade o acesso à cultura e à educação. Somos um espaço de fomento das linguagens e da formação de cidadãos com repertório para consumir e usufruir da potência da arte”, afirma o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.


Foram selecionadas dezesseis (16) produções de artistas locais e regionais, onde foi previsto no mínimo a contratação de 50% de produções artísticas de Caxias do Sul e até 50% de produções artísticas da região da Serra Gaúcha. As propostas respeitam os protocolos municipais vigentes para conter a pandemia da Covid-19. Todas as apresentações ocorrem no Instituto de Leitura Quindim, localizado na rua Sinimbu, 1670, 6º andar - Pátio Eberle, Caxias do Sul/RS.


Programe-se:

Teatro “Um passarinho me contou”, do ator Darlan Gebing.

Data: 20 de agosto

Horário: 15h

Local: Instituto de Leitura Quindim

Público: Para toda a comunidade

Valor: Gratuito


Show “Tombayê Percussão e Nossos Carnavais”, com o grupo Rombayê

Data: 27 de agosto

Horário: 15h

Local: Instituto de Leitura Quindim

Público: Para toda a comunidade

Valor: Gratuito


Texto: Melina Francisquetti

bottom of page