top of page

ILQ promove live do Dia Internacional do Livro Infantil


Encontro será transmitido pelo perfil no Facebook e canal no YouTube do Instituto Quindim.

Em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado em 02 de abril, o Instituto de Leitura Quindim (ILQ), irá promover a live “Dia Internacional do Livro Infantil”, com as participações do renomado ilustrador e escritor de livros infantis, o colombiano José Sanabria, e do ilustrador, escritor e o vice-presidente do Instituto Quindim, Roger Mello. O encontro virtual será no sábado (02), às 14h. O bate-papo acontecerá no Facebook e YouTube do Instituto.


Entre as pautas da conversa estarão a importância da data e a necessidade das crianças terem acesso à literatura, visto que é um direito delas. Também irão discutir sobre a obra de Sanabria e seu trabalho como adaptação e ilustração de contos do Andersen e a escola que possui na Argentina e tem formado novos ilustradores. Ainda serão abordados os projetos que o ILQ realiza, o trabalho do Roger Mello além, é claro, da importância do Hans Christian Andersen para a literatura infantil.


“Estou empolgado pelo nosso encontro. Participamos de uma coletânea de autores da Escandinávia e da América Latina, sobre o Hans Christian Andersen. Quero dividir com o público o trabalho primoroso de incentivo aos artistas da América Latina, que ele realiza na Escuela de Ilustración José Sanabria”, exalta Roger.


José Sanabria é um artista colombiano, mas que vive na Argentina desde 1992. Ele estudou design gráfico em Bogotá (capital da Colômbia) e ilustração em Buenos Aires (capital da Argentina). Ministra oficinas de ilustração desde 2003, não só em solo argentino, mas também na terra natal e no outro lado do mundo, no Japão. Além de trabalhar como ilustrador, ele escreveu livros para crianças e já adaptou e ilustrou algumas histórias do escritor Hans Christian Andersen. Fundou a Escuela de Ilustración José Sanabria e seus trabalhos já participaram da Bienal de Bratislava, da Feira de Bolonha e de outras mostras coletivas na Argentina, Itália, Alemanha e Polônia. Publicou seus livros em editoras na Colômbia, Argentina, Espanha, Itália, Suíça, Estados Unidos, França, Alemanha, China e Coréia.


Hans Christian Andersen


O dia 02 de abril foi escolhido para celebrar a literatura infantil e homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos principais nomes da literatura mundial, nascido nessa data. As atividades realizadas nesse dia, buscam estimular a celebração das obras para o público infantil, mostrando seu valor e importância para a sociedade, principalmente na formação de leitores.


Roger Mello, integra o seleto grupo de ilustradores laureados com o prêmio Hans Christian Andersen (HCA), o maior reconhecimento internacional concedido a um escritor e ilustrador de livros infantis. Realizado a cada dois anos pelo International Board on Books for Young People (IBBY), ele reconhece realizações ao longo da vida e contempla os artistas cujas obras laureadas deram uma contribuição importante e duradoura para a literatura infantil.


Ao longo dos mais de 60 anos da premiação, o Brasil conquistou a distinção com três artistas: as escritoras Lygia Bojunga (1982) e Ana Maria Machado (2000), e o ilustrador Roger Mello (2014). O Patrono do prêmio é a Sua Majestade a Rainha Margrethe II, da Dinamarca, e o patrocínio da Nami Island Inc.



LEIA TAMBÉM

Comentarios


bottom of page