ILQ recebe visita diretamente da Sérvia

Katarina Davidovic Marotto e Andrea Davidovic Marotto ficaram encantadas com o espaço


Há dez anos sem visitar o Brasil, Katarina Davidovic Marotto revolveu retornar a Caxias do Sul com sua filha, Andrea Davidovic Marotto, nascida na cidade brasileira em 2004. Na época em que Andrea estava crescendo, sua mãe relatou não lembrar e sentir falta de um lugar acolhedor e com acesso rico à literatura como o Instituto de Leitura Quindim, porém, sempre achou muito importante a introdução da literatura na infância, e por conta disso trazia livros da Sérvia para cá sempre que ia visitar seu país de origem.

Por não voltar à Caxias por muito tempo, Katarina ainda não conhecia o ILQ, mas disse que ficou muito feliz quando soube que a cidade sedia um local como este, e estava ansiosa para realizar uma visita em nosso espaço. Quando chegou aqui não foi diferente, ficou encantada com o que viu e demonstrou estar muito emocionada com a oportunidade de estar presente em nossa Biblioteca. Quem apresentou o Instituto para elas foi um amigo próximo, Ricardo Dini, nosso sócio. Desde pequena, a filha de Katarina sempre demonstrou muito interesse pela leitura, e ficou realizada ao saber que os filhos das novas gerações poderão ter acesso a um local que inspira e possibilita a liberdade de momentos para introduzir o ato de ler no dia a dia das crianças. Considera isso importante tanto para os jovens quanto para os pais, para eles entenderem desde cedo a importância da leitura em família. "O ambiente decorado com borboletas gera conforto e animação, estimulando que a criança explore as obras e ao mesmo tempo se sinta acolhida, sabendo que alguém pensou nelas e no que elas precisavam ter para se sentirem bem ali.", relata Katarina.


Além disso, ficaram deslumbradas com as atividades proporcionadas pelo Ateliê Araçari, com a finalidade de estimular o desenvolvimento perante a realidade, através da possibilidade de cursos e programações diversas. Andrea estuda na escola de artes em Belgrado, capital da Sérvia, chamada "A Escola do Design". Ela definiu para si mesma que quer seguir a profissão da escrita e da ilustração, e foi por isso que para ela, com seus 18 anos de idade, foi lindo encontrar o espaço Quindim.

"Poderíamos ficar aqui por horas, agradecemos imensamente a atenção. As meninas que trabalham aqui nos acolheram e nos apresentaram o Instituto com muita dedicação e afeto. O interesse de minha filha leva ela ao Japão, e Andrea achou o máximo que, pela primeira vez em sua vida, ela pôde segurar um livro Japonês, com escritas e ilustrações originárias de lá. Já eu, como Teóloga, encontrei um livro que despertou meu interesse, chamado "Quais os desafios dos temas teológicos atuais?", de José Comblin." afirmou Katarina.


Para elas, o Instituto de Leitura Quindim foi uma linda surpresa "foi aqui que minha filha encontrou uma configuração do que ela quer fazer em sua vida, e vimos que nessas artes têm muita literatura", enfatizou Katarina. Elas não ficarão na cidade por muito tempo, mas enquanto estiverem por aqui, irão desfrutar ao máximo de tudo que o espaço proporciona.


Venha conhecer você também! Estamos localizados no Edifício Pátio Eberle, na Rua Sinimbu - 1670 | 6º andar.