Ilustradora Catarina Sobral é a convidada de outubro do Quintal da Língua Portuguesa



O mês de outubro está chegando e com ele uma nova edição do Quintal da Língua Portuguesa, a penúltima edição da temporada em 2021, que terá como convidada a ilustradora e designer de comunicação Catarina Sobral, natural de Coimbra (Portugal). O encontro, que será online, ocorrerá no dia 09 de outubro, a partir das 14h (Brasília) / 18h (Lisboa e Luanda) / 19h (Maputo). Os interessados podem adquirir o ingresso AQUI.


O valor do ingresso é de R$50,00 para público em geral e R$25,00 para conveniados (Senalba, Sinpro, Sindiserv Caxias, Rede Caminho do Saber e ex-alunos dos cursos do Instituto Quindim), mediante solicitação de desconto no email institutodeleituraquindim@gmail.com.


SE INSCREVA AQUI


A artista tem especialização nas áreas da gravura e do cinema de animação. Estudou Design Gráfico, formou-se em Ilustração e, então, começou a publicar livros ilustrados, além de trabalhar como ilustradora freelancer. Em seus trabalhos, Catarina gosta de explorar a mistura de texturas, bem como padrões em imagens que sejam ricas e bidimensionais.


É autora de obras como “Greve” (Menção Especial no Prêmio Nacional de Ilustração 2011), “Achimpa” (Melhor Livro Infantojuvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores 2014), “O Meu Avô” (Prêmio Internacional de Ilustração na Feira do Livro de Bolonha 2014), “Vazio”, da coleção “Imagens Que Contam” (The White Ravens 2014), além de outros títulos.


Em 2018, dirigiu um curta de animação chamado “Razão entre dois volumes” (confira o trailer AQUI), produzido pela Animanostra Portugal. Recebeu o reconhecimento sendo indicada ao Prêmio Nacional de Animação (2018), a Sophia para Melhor Curta de Animação (2019) e ganhou menção honrosa de Melhor Curta Infantil no OLHO Animation Film Festival (2020), além da seleção para diversos outros festivais do gênero.

O que é o Quintal da Língua Portuguesa?


O Quintal da Língua Portuguesa é uma realização do Instituto de Leitura Quindim (Brasil), em parceria com o Bichinho de Conto (Portugal), Kacimbo Produção Cultural (Angola) e Associação Literária Kulemba (Moçambique). Os encontros são realizados no segundo sábado de cada mês, pela internet.


Criado em 2011, no Rio de Janeiro, por um grupo de artistas, dentre eles os membros fundadores Edna Bueno, Lucília Soares, Ninfa Parreiras, Ondjaki e o presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica, o Quintal retomou seus encontros em 2021 para conversar sobre a relação de cada convidado com a língua portuguesa, explorando o fazer literário e a arte.


A curadoria conta com o time original, além da portuguesa Mafalda Milhões e o moçambicano Dany Wambire. A logomarca do projeto foi criada pelo premiado ilustrador pernambucano André Neves. Os encontros têm duração média de duas horas e são realizados pela plataforma Zoom. Os participantes recebem certificado emitido pelo Instituto de Leitura Quindim.


Quintal de Novembro


A última edição de 2021 do Quintal da Língua Portuguesa, que irá ocorrer no dia 13 de novembro, terá como convidado o poeta, jornalista e autor teatral Luís Carlos Patraquim, de Moçambique. É fundador da Agência de Informação de Moçambique (AIM), trabalhou no Instituto Nacional de Cinema (INC) de Moçambique e foi redator do jornal cinematográfico “Kuxa Kanema”. Em suas obras literárias, o escritor traz inspirações em temas como o amor, as mulheres, o mar e o mundo dos sonhos. Entre seus títulos estão “Monção”, “Lidemburdo Blues”, “O osso côncavo e outros poemas”, “Matéria Concentrada”, entre outros. O ingresso pode ser adquirido AQUI, na Loja Quindim.



LEIA TAMBÉM

Abertas as inscrições pra a Especialização em Literatura Infantil e Juvenil

Instituto Quindim promove curso online "Desamparo, infância e literatura", com Ninfa Parreiras e Carolina Parreiras