Instituto de Leitura Quindim e Trupe de Maricas se unem no projeto de oficinas “Vivências Lúdicas”


As oficinas buscam ampliar as possibilidades de investigação de um corpo lúdico. Crédito: Trupe de Maricas.

“Vivências Lúdicas” é o nome das oficinas de teatro que ocuparão o Instituto de Leitura Quindim em breve. As aulas serão oferecidas pela Trupe de Maricas, grupo de teatro que desde fevereiro de 2021 vem ensaiando e ocupando o espaço com ainda mais arte. As aulas serão oferecidas uma vez por semana, nas quartas-feiras (16h às 18h ou das 19h às 21h) ou sábados (9h às 11h), e terão mensalidade de R$150,00. Serão trabalhadas linguagens como o teatro, a contação de história, literatura, palhaçaria, entre outras, sempre visando ampliar as possibilidades de investigação de um corpo lúdico.


As inscrições já estão abertas e para isso é necessário entrar em contato pelo telefone (54) 3025.2541 (Instituto Quindim) ou pelo WhatsApp (54) 9.9100.4162 (Trupe de Maricas). Nos dias 18 e 21 de agosto (quarta-feira e sábado), a Trupe de Maricas promoverá uma “aula degustação” de forma gratuita. O objetivo é que os alunos conheçam o espaço e as propostas de trabalho. Vale lembrar que são apenas 10 vagas disponíveis e tanto oficineiros quanto alunos devem seguir todos os protocolos de segurança contra a covid-19.


Angelita Bianchetti, uma das oficineiras e integrante da Trupe de Maricas, comenta que, após o isolamento imposto pela pandemia da covid-19 e com a vacinação contra a doença, é possível retornar. “Ficamos por muito tempo isolados em casa e agora que temos o aumento da vacinação e a retomada de atividades em diversos setores, sentimos a necessidade de oportunizar encontros que acolham esses novos indivíduos, que levem em conta o atual momento e que oportunize um reencontro afetuoso, sensível e acolhedor”, diz Angelita.


Integrante da Trupe de Maricas e idealizador do projeto, Darlan Gebing destaca que a rotina das pessoas está no modo automático e as oficinas vêm para mudar essa realidade. “Entramos muitas vezes em um fluxo de trabalho ou estudo que não nos permite olhar a vida de uma forma mais leve, encarar o nosso dia a dia e poder dar risada das confusões que às vezes acontecem. Com as ‘Vivências Lúdicas’, queremos criar um espaço onde o riso é obrigatório, onde o que é considerado normal se transforme em uma piada, onde possamos ser o que temos vontade de ser, sem se preocupar com julgamentos ou as nossas próprias expectativas. Acho que quando falamos das ‘Vivências Lúdicas’ estamos falando de um afeto que costumeiramente recebemos através da arte”, afirma o idealizador.


O presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica, destaca que a oportunidade é única. “Essas oficinas irão despertar o melhor daqueles que participarem, pois, assim como a literatura, o teatro é capaz de abrir a mente e transformar o corpo. Ou seja, não há como perder essa chance”, pontua Canônica.


Conheça mais sobre o trabalho da Trupe de Maricas AQUI.



SERVIÇO


O QUE? Oficinas de teatro “Vivências Lúdicas” com Trupe de Maricas no Instituto de Leitura Quindim.

QUANDO? Aula degustação (gratuitas) dias 18 e 21 de agosto / Aulas oficiais às quartas-feiras (das 16h às 18h ou das 19h às 21h) ou sábados (9h às 11h).

QUANTO? R$150,00 mensais.

ONDE: Instituto de Leitura Quindim, rua Sinimbu, 1670, 6º andar do Prédio Eberle, Centro, Caxias do Sul.

CONTATO: (54) 3025.2541 (Instituto Quindim) ou pelo WhatsApp (54) 9.9100.4162 (Trupe de Maricas).



LEIA TAMBÉM

Marilu Dumont lança novo livro na próxima semana

Ricardo Azevedo é o convidado de agosto no Quintal da Língua Porguesa