Instituto de Leitura Quindim participará do IBBY 2021


O Instituto de Leitura Quindim estará no 37º Congresso Internacional promovido pela Internacional Board on Books for Young People (IBBY), que ocorre de 10 a 12 de setembro, diretamente de Moscou, na Rússia. O presidente do Instituto, Volnei Canônica, e o vice-presidente, Roger Mello, são os representantes brasileiros no evento.


No dia 11/09, Canônica apresentará as ações e iniciativas promovidas pelo Instituto Quindim, destacando o modelo de referência que é a instituição, onde biblioteca, Centro de Estudos e livraria se unem, criando um espaço único. Um dos objetivos é mostrar o trabalho do Instituto em apresentar o livro como um bem que precisa ser consumido diariamente.


“Todas as atividades desenvolvidas pelo Instituto de Leitura Quindim buscam fortalecer o vínculo entre a literatura e o leitor. Uma construção simbólica que valoriza tudo o que rodeia este leitor”, afirma o presidente.


O vice-presidente Roger Mello, que é vencedor do prêmio Hans Christian Andersen (o Nobel da literatura infantil), participará como palestrante junto a outros grandes nomes da literatura como Christiane Raabe, Valentin Golovin, David Almond (também ganhador do Andersen), Natalia Solzhenitsyn, e demais. Confira a lista completa AQUI.


As experiências do vice-presidente com os livros e ilustrações serão o foco do bate-papo, onde o escritor e ilustrador irá destacar a importância desses elementos no seu crescer em Brasília, capital do Brasil, durante a Ditadura Militar (1964-1985).


“Logo entendi que nossa originalidade e voz narrativa não vêm do nada, mas do diálogo com ilustradores e designers e escritores desde os primeiros livros, e de artistas tradicionais e contemporâneos. Um diálogo que surge como um terceiro e poderoso elemento. Os livros ilustrados têm raízes profundas no passado, sabendo que o passado é tão inovador quanto o presente, e as fabulosas influências dos artistas literários contemporâneos. O 37º Congresso IBBY de Moscou será o lugar perfeito para falar sobre essa diversidade no cenário de leitura da atualidade”, destaca Mello.

Mais informações podem ser encontradas AQUI.



LEIA TAMBÉM:

ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO QUINDIM: Confira a programação completa

Abdulai Sila é o convidado do Quintal da Língua Portuguesa de setembro