Instituto de Leitura Quindim promove “Sarau Quintal da Língua Portuguesa”

Atualizado: 27 de dez. de 2021


Encontro virtual será no dia 11 de dezembro, a partir das 14h, e será transmitido via YouTube e Facebook.

O Instituto de Leitura Quindim promove nesse sábado (11), o Sarau Quintal da Língua Portuguesa que homenageará os convidados que durante todo o ano de 2021, participaram do Quintal da Língua Portuguesa, que discutiram as interfaces culturais e artísticas do universo das obras literárias dos países que falam o idioma. O evento acontecerá de forma virtual, a partir das 14h (Brasília), com transmissão via canal do Instituto no Youtube e pelo perfil no Facebook.


Durante 2021, inúmeros convidados participaram do bate-papo, entre eles: Ondjaki (Angola), Afonso Cruz (Portugal), Cida Pedrosa (Brasil), Dany Wambire (Moçambique), Cristino Wapichana (Brasil), Mafalda Milhões (Portugal), Eliana Alves Cruz (Brasil), Ricardo Azevedo (Brasil), Abdulai Sila (Guiné-Bissau), Roger Mello (Brasil), Catarina Sobral (Portugal), Sonia Rosa (Brasil) e Luís Carlos Patraquim (Moçambique).


O grupo de Quintaleiros, participantes assíduos dos encontros, irá fazer a leitura de textos e obras dos escritores e ilustradores que, mês a mês, participaram do Quintal e trouxeram visões particulares do mundo, da leitura e da língua portuguesa, tudo isso por meio de experiências em seus países de origem, que têm o português como um dos idiomas oficiais.


O projeto “Quintal da Língua Portuguesa” contou com aproximadamente 25 horas de live, ao longo de 2021. Foram alguns os desafios enfrentados, mas pode-se dizer que, a adaptação da atividade ao online tenha sido o maior deles. Por outro lado, foram inúmeros os momentos de alegria e satisfação com o Quintal.


A logomarca do projeto foi criada pelo premiado ilustrador pernambucano André Neves.

“O Quintal é a nossa casa, o lugar onde todos são bem-vindos. Poder levar esse espaço de conhecimento e encantamento para as pessoas foi sem dúvidas, uma das maiores alegrias do Instituto nesse ano.”, afirma o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.


Todos os convidados que participaram do projeto, sejam eles do Brasil, de Portugal, da Angola, de Moçambique ou da Guiné-Bissau, todos fizeram do Quintal da Língua Portuguesa um momento inesquecível. Isso confirma a intenção de seguir adiante com o projeto levando cultura, educação e literatura para todo o globo em 2022, incluindo outros países que falam a Língua Portuguesa.


Conheça o Quintal da Língua Portuguesa


O Quintal da Língua Portuguesa é uma realização do Instituto de Leitura Quindim (Brasil), em parceria com o Bichinho de Conto (Portugal), Kacimbo Produção Cultural (Angola) e Associação Literária Kulemba (Moçambique). Os encontros são realizados no segundo sábado de cada mês, pela internet.


Criado em 2011, no Rio de Janeiro, por um grupo de artistas, dentre eles os membros fundadores Edna Bueno, Lucília Soares, Ninfa Parreiras, Ondjaki e o presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica, o Quintal retomou seus encontros em 2021 para conversar sobre a relação de cada convidado com a língua portuguesa, explorando o fazer literário e a arte.


A curadoria conta com o time original, além da portuguesa Mafalda Milhões e o moçambicano Dany Wambire. A logomarca do projeto foi criada pelo premiado ilustrador pernambucano André Neves. Os encontros têm duração média de duas horas e são realizados pela plataforma Zoom. Os participantes recebem certificado emitido pelo Instituto de Leitura Quindim.


Conheça mais sobre os autores e ilustradores que já passaram pelo Quintal da Língua Portuguesa clicando AQUI.



LEIA TAMBÉM

Conheça a campanha NATAL LITERÁRIO SOLIDÁRIO

Confira a agenda de eventos e projetos do Instituto Quindim em dezembro