Instituto Quindim e UCS promovem live “ZIRALDO 90”


O encontro contará com a presença de Adriana Lins e Guto Lins, ambos comandam o Instituto Ziraldo (IZ).

Em 2022, Ziraldo, renomado escritor, ilustrador e artista brasileiro, completará 90 anos de vida. Para comemorar a chegada dessa data tão importante e significativa, o Instituto de Leitura Quindim (ILQ), juntamente da Especialização em Literatura Infantil e Juvenil, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), promovem a live “ZIRALDO 90” no próximo dia 22 de março, às 19h.


Os convidados especiais são Adriana Lins e Guto Lins, ambos grandes especialistas, admiradores do trabalho do artista e que estão à frente do Instituto Ziraldo (IZ), que fica na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O IZ é super parceiro do Instituto Quindim. A mediação do encontro será do vice-presidente do ILQ, o ilustrador Roger Mello, que já trabalhou com Ziraldo e até hoje mantém uma bela amizade. A transmissão será pelo canal do Instituto Quindim no YouTube, pelo perfil no Facebook e também pelo YouTube da UCS.


A live, além de marcar o início de mais um semestre letivo na Especialização, tem como objetivo debater e mostrar ao público a importância que Ziraldo e seu trabalho têm para o mundo da literatura infantil e juvenil, para o design gráfico, para o cartoon e tantas áreas que o polivalente artista é inspiração. Quem não se lembra do Menino Maluquinho, aquele menino cheio de ideias mirabolantes e com uma panela na cabeça? Ou a obra-prima FLICS, lançada em 1969, e responsável por mudar os parâmetros do desenho do design e da maneira de pensar o livro. São muitas obras e histórias que marcaram gerações e muitas destas farão parte deste encontro.


O presidente do ILQ, Volnei Canônica, que também é amigo de Ziraldo, destaca a importância de uma ação como essa. “Ele é um dos grandes artistas e filósofos do traço desse país. Ziraldo é nosso, mas inspira a arte da ilustração no mundo. Toda pessoa que quer ser ilustrador antes precisa mergulhar no universo 'ziraldiano' e aprender com esse mestre. Por isso, é de grande importância que o Instituto Quindim promova junto com a UCS esse encontro para os alunos de especialização, mas também para todos que queiram assistir o bate-papo”, afirma.


Os interessados em receber o certificado de participação da live, com carga horária de 2 horas, devem se inscrever neste formulário: https://forms.gle/21U6zaEBMhN5YEYLA


As celebrações da vida e obra de Ziraldo também estão sendo feitas no Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro. Até 29 de abril, a exposição “Terra à vista e Pé na Lua”, que tem curadoria de Adriana e Guto, apresenta ao público detalhes da vida de Ziraldo, como manuscritos do início da carreira e o espaço onde produziu diversas de suas histórias. Acesse AQUI e saiba tudo sobre a exposição.



LEIA TAMBÉM

Quintal da Língua Portuguesa de março será com Ciça Fittipaldi, Marcia Kambeba e Tatiana Henrique (institutoquindim.com.br)

ATELIÊ ARAÇARI: MATRÍCULAS 2022 (institutoquindim.com.br)

Conheça livros recém-chegados à Biblioteca Quindim que são escritos e ilustrados por mulheres (institutoquindim.com.br)