top of page

Instituto Quindim recebe debate com Manuela D’Ávila sobre violência política de gênero


O evento é a partir das 19h, no Instituto Quindim.

Nesta sexta-feira (19/11), a partir das 19h, a jornalista e ex-deputada federal Manuela D’Ávila vem ao Instituto de Leitura Quindim, em Caxias do Sul, para participar da palestra “Sempre foi sobre nós”, que irá promover um debate sobre a violência que as mulheres sofrem no mundo da política. O evento tem capacidade tem capacidade limitada e as vagas serão distribuídas por ordem de chegada. O uso de máscara e apresentação do cartão vacinal contra a covid-19 serão obrigatórios. Para enriquecer o debate, Manuela estará acompanhada das vereadoras caxienses Denise Pessôa (PT) e Estela Balardin (PT), além da suplente Andressa Marques (PCdoB).


Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são inúmeros os constrangimentos/violências sofridos por vereadoras, prefeitas, deputadas e senadoras, sendo os mais comuns as interrupções de falas, desmerecimentos e a invalidação de suas opiniões. Em seu site, a instituição disponibiliza alguns canais para denúncias: em casos de violência física ou psicológica, as vítimas devem entrar em contato pelo 180, a Central de Atendimento à Mulher; já em situação de violência política de gênero, as vítimas contam com canais específicos, como o Ministério Público Eleitoral de cada estado.


O bate-papo com Manuela leva o nome de seu mais recente livro, que apresenta 15 textos de personalidades femininas da política brasileira, onde cada uma explana as violências sofridas. A ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), as deputadas federais Benedita da Silva (PT) e Tabata Amaral (PDT) e a própria Manuela são algumas das autoras. Após a conversa, haverá sessão de autógrafos da obra.


A realização do evento na sede do Instituto Quindim se dá, além da conexão com a literatura, pelo compromisso e a atuação da instituição na defesa dos direitos das mulheres. Em março de 2021, o Instituto promoveu o evento “Entre a Espada e a Rosa - II Seminário de Debates sobre o Dia Internacional das Mulheres”, onde, durante uma semana, grandes nomes com representatividade no cenário político, educacional, literário, social e de gênero no Brasil e no mundo debateram variados assuntos do universo feminino, suas histórias e desafios. Todos os bate-papos podem ser conferidos no nosso canal no YouTube, basta clicar AQUI.


O Instituto de Leitura Quindim está localizado na Rua Sinimbu, 1670, 6° andar do Edifício Eberle, centro de Caxias do Sul.



LEIA TAMBÉM


Comentários


bottom of page