top of page

“NÓSTUREZA”, de Fernanda Poletto, terá lançamento dia 07 de maio no Instituto Quindim


O livro traz novo conceito que reflete sobre ritmos naturais, a aprendizagem infantil e a valorização do ato de educar e do ser criança. Foto: Cristiane Cubas

No próximo sábado, dia 07 de maio, o Instituto de Leitura Quindim (ILQ) recebe uma super programação de atividades envoltas ao lançamento do livro “NÓSTUREZA”, estreia de Fernanda Poletto na literatura e que é ilustrado por Luda Lima. O livro de poemas, que foi realizado por meio de financiamento coletivo, reflete sobre o entrelaçamento de temas educacionais, sociais e ambientais de forma brincante e com ilustrações em aquarela. A escritora conta que criou a palavra NÓSTUREZA por sua inquietação linguística em nomear em uma só palavra a conexão profunda das pessoas com a natureza. Além do lançamento da obra, Fernanda e equipe prepararam atividades destinadas a professores, pais e filhos. Confira:


09h às 12h - "A poesia como registro pedagógico" - Formação com professores - Valor R$135,00 cada


Fernanda, que também é pedagoga, compartilha, nesse encontro, seu processo de abertura para a escrita através de relatos poéticos sobre a aprendizagem das crianças. Também irá abordar como o processo de mudança avaliativa de uma escola no estado de Goiás e as significativas mudanças nas relações entre crianças, professores, escola e pais através de avaliações que demonstram o olhar amoroso das professoras frente às potências escondidas e desafios de cada criança. Inscrições devem ser feitas AQUI.


15h às 16h - A palavra imaginativa - Oficina para crianças e famílias


Adultos e crianças estarão inseridos em atividades que estão relacionadas a obra "NÓSTUREZA", como, por exemplo, brincadeiras com as palavras, além de uma interação poética e repleta de descobertas em família. A proposta é gratuita e livre para todos os públicos.


16h - Lançamento do livro "NÓSTUREZA"


Sessão de autógrafos com a escritora e bate-papo sobre a obra.


Conheça mais sobre a poesia de “NÓSTUREZA”


“Sou carregada de crianças em meus galhos. Isso é tudo que sei.” Com muita sensibilidade e olhar atento às crianças nesse tempo que se avizinha e que parece andar na direção contrária, Fernanda Poletto apresenta uma obra que utiliza-se da linguagem poética para acessar as infâncias dentro de cada adulto. “Quero, através da poesia, encontrar caminhos para que possamos compreender melhor as crianças, a nós mesmos e a natureza existente no ambiente e, também, dentro de nós”, ressalta.


Seu trabalho reflete a ideia de uma revolução na infância, através do respeito ao tempo das aprendizagens, observação dos ritmos da natureza e da criança. A ideia do livro é brincar com a palavra, chamando os adultos a olharem para suas infâncias e se relacionarem de outra maneira com as crianças. “NÓSTUREZA” é um convite à parceria do mundo adulto com sua própria natureza criativa e traz um cunho político que busca fortalecer a identidade dos educadores, em especial professoras, mães e pais, valorizando a educação e o ato de brincar como parte importante da construção do sujeito. A escritora, na apresentação do livro, destaca que “escreve para as infâncias dos adultos” e nos convoca para que “voltemos a enxergar a grandeza das coisas miúdas e rotineiras”.


Sobre a escritora


Fernanda Poletto, escritora, pedagoga, poeta de infâncias, ambientalista e especialista em Educação Popular e Movimentos Sociais, trabalha desde 2006 implementando projetos pedagógicos com o tema natureza e criança no cotidiano das escolas. Nesta nova etapa que se inicia em sua vida, quando se lança como escritora, celebra seu primeiro livro, que ganhou prefácio da reconhecida educadora Lydia Hortélio e posfácio do poeta Mario Pirata.


SERVIÇO

O que? Lançamento do livro “NÓSTUREZA”, de Fernanda Poletto e Luda Lima.

Quando? Dia 07 de maio / 9h (oficina para professores), 15h (oficina para crianças e famílias) / 16h (lançamento do livro com sessão de autógrafos).

Onde? Instituto de Leitura Quindim - Rua Sinimbu, 1670, 6º andar do Pátio Eberle, Centro de Caxias do Sul (RS)

Quem? Fernanda Poletto (escritora, pedagoga, poeta de infâncias, ambientalista e especialista em Educação Popular e Movimentos Sociais).

Quanto? Oficina para professores R$135 (inscrições aqui) / Oficina para crianças e famílias e lançamento do livro GRATUITOS).



LEIA TAMBÉM

Comments


bottom of page