Instituto Quindim recebe seminário internacional para discutir abordagens participativas na educação

Atualizado: 7 de jan.


O objetivo do encontro é discutir a educação infantil na perspectiva de países como Brasil, Itália e Portugal. Foto: Thais Strapazzon.

Para começar o ano de 2022 com o pé direito, o Instituto de Leitura Quindim (ILQ) sediará o seminário “Diálogos & Percursos”, organizado pela Na Ponta do Lápis - Espaço da Criança (Brasil) em parceria com a Casa Bonini (Itália) e com apoio do Instituto. A ideia do encontro é dialogar e refletir sobre a educação no Brasil, na Itália e em outros países, através das narrativas e dos percursos de profissionais que atuam nos espaços educativos. O seminário será no modo híbrido, ou seja, contará com palestrantes presenciais e virtuais, e acontecerá nos dias 14 e 15 de janeiro, na sede do ILQ (Rua Sinimbu, 1670, 6º andar do Edifício Eberle, Centro de Caxias do Sul-RS). A inscrição tem o custo de R$160,00 (meia entrada por R$80,00) e pode ser feita AQUI.


Conheça as atividades de férias do Ateliê Araçari


Os organizadores do projeto destacam que dialogar com as abordagens pedagógicas de outros países se torna uma grande oportunidade de aprendizagem coletiva. Aproximar profissionais, estudos de pedagogias e experiências de espaços educativos que têm como princípio fundamental o respeito e valorização da infância, a escuta e olhar sensível em seu cotidiano faz parte do objetivo do encontro.


Para Lúcia Sgorla, pedagoga e fundadora do Na Ponta do Lápis - Espaço da Criança, a oportunidade de debater educação é de grande importância. “Poder retornar ao Brasil e oferecer para a cidade de Caxias do Sul e região a oportunidade deste diálogo com profissionais da Itália, Portugal e do Brasil é realmente um desejo grandioso, ousado e incrível”, afirma. Parceira no projeto, Thais Bonini, fundadora e diretora da Casa Bonini (Itália), destaca que é uma enorme alegria contar com a parceria e a grandiosidade do projeto.


Inscreva-se AQUI


Um dos espaços do Ateliê Araçari. Foto: Thais Strapazzon.

O Instituto Quindim apresentará as propostas e as pedagogias participativas que fundamentam o trabalho do Ateliê Araçari, projeto coordenado pela pedagoga Itelvina Prateado. O Ateliê Araçari, inaugurado no final de 2021, é uma proposta inovadora para a cidade. O projeto proporciona às crianças experiências significativas envolvendo o brincar, a literatura, a arte, a criação, a construção e a investigação, ampliando o repertório cultural para que elas manifestem suas emoções, pensamentos e hipóteses sobre o funcionamento do mundo.


Para que o projeto chegue a mais pessoas, na quarta-feira (12/01), às 19h, diretamente da página do “Diálogos & Percursos” no Instagram (acesse AQUI), será realizada uma live em parceria com o Instituto para fazer uma espécie de ‘esquenta’ do evento.


Confira a programação completa:


14 de janeiro (sexta-feira)

18h - Recepção

Musical do Grupo Era Uma Vez….dó, ré, mi.


18h30 - Abertura

Apresentação da proposta da “Diálogos & Percursos” com Lúcia Helena Sgorla


18h40 - Mesa Redonda

Relatos de experiências brasileiras que se aproximam com as pedagogias participativas italianas, com Aline Luz, Itelvina Prateado e Daniela Silveira.


19h - Narrativas das crianças

Gianni Rodari e as narrativas das crianças - O jogo como instrumento para encantar novos leitores, com Aline Luz - Sócia proprietária do Na Ponta do Lápis (Brasil).


19h30 - Ateliê Araçari

Apresentação da proposta do Ateliê Araçari, com Itelvina Prateado, supervisora do projeto do Instituto de Leitura Quindim.


20h - Intervalo


20h30 - Arteterapia e Infância

Experiências sobre o Ateliê das Emoções, com Daniela Silveira (psicóloga Na Ponta do Lápis - Brasil).


21h - Vivências com Aline Luz


22h - Encerramento



15 de janeiro (sábado)


08h30 - Recepção


09h - Proposta

Apresentação da proposta da “Diálogos & Percursos” - Relato do percurso profissional da Casa Bonini, com Thais Bonini (12h30 na Itália).


10h - Infância e suas potencialidades

  • Infância e suas potencialidades no contexto da cultura e educação italiana, com Lúcia Sgorla;

  • Experiência de voluntariado com a Associazione Nuovamente;

  • Experiência na pedagogia da Scuola Senza Zaino.


11h30 - Intervalo


12h50 - Aimone Pignattelli

Percursos na educação não-formal a proposta de contraturnos na Itália, com Aimone Pignattelli, coordenador da Associazione Nuovamente (17h na Itália).


14h30 - Experiência da Educação in Natura

Experiência da Educação in Natura - Asilo Nel Bosco na cidade de Arezzo, com Barbara Taverni, sócia-proprietária da II Chiodo Fisso e La Cinciarella Attivitá didattiche in natura per bambini da 3 a 6 anni (18h30 na Itália).


15h30 - Intervalo


16 - Projeto Educativo

Um projeto educativo de conexão Brasil e Portugal com Fernanda Pondé e Izabel Alves, sócias fundadoras da T.E.I.A - Projeto educativo de conexão infância e natureza (19h em Portugal).


17h - Ensino Fundamental nas Escolas Públicas

Perspectiva de uma educadora italiana, com Barbara Bertani, professora na escola elementar italiana, ativista do sindicato COBAS e ativista feminina do Non Una di Meno.


19h - Encerramento


Vale ressaltar que o Instituto de Leitura Quindim segue todas as medidas protetivas contra a covid-19, como uso obrigatório de máscara, álcool em gel e apresentação do comprovante de vacinação (impresso ou online).


Para conhecer mais do “Diálogos & Percursos” e suas criadoras acesse AQUI.



LEIA TAMBÉM

Instituto de Leitura Quindim lança programa de férias do Ateliê Araçari

Saiba tudo sobre o Ateliê Araçari, novo projeto do Instituto Quindim

Campanha Natal Literário Solidário presenteia mais de 500 crianças e adolescentes