ILQ recebe lançamento do processo de construção do Plano Municipal pela Primeira Infância


A secretária de Educação, Sandra Negrini, e o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, fizeram a assinatura do documento. Foto: João Pedro Bressan

Nesta segunda-feira (23), o Instituto de Leitura Quindim (ILQ) recebeu a solenidade de lançamento do processo de construção do Plano Municipal pela Primeira Infância, promovido pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul via Secretaria Municipal de Educação (SMED). A iniciativa contou com a presença de autoridades como o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, a vice-prefeita, Paula Ioris, e a secretária de Educação, Sandra Negrini.


Outra convidada foi a palestrante Fabiane Bitello Pedro, que é atual coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais do RS e apoio da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Pernambuco na Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância. A vereadora Rose Frigeri, que esteve representando o Legislativo caxiense, além de demais autoridades e representantes das secretarias municipais de Caxias do Sul, que irão fazer parte da construção do plano, também estiveram presentes.


Ainda durante o evento foram empossados os integrantes da comissão que irá dar seguimento aos trabalhos de construção do plano. Neste grupo estão presentes representantes de diversas entidades educacionais, além de áreas como a saúde, cultura, meio ambiente, mobilidade urbana e comunicação.


O presidente do ILQ, Volnei Canônica. Foto: João Pedro Bressan

Para Volnei Canônica, presidente do ILQ, essa é uma oportunidade de que se dê visibilidade a algo tão importante na vida de todos. “O Instituto Quindim está contente em poder receber essa solenidade que vai viabilizar a construção de um plano municipal sólido pela primeira infância. Nossas crianças merecem o melhor, merecem viver suas infâncias, e esses primeiros anos de vida, de forma plena, saudável e longe das desigualdades. E com toda certeza esse é um dos principais pilares do Instituto Quindim”, afirma o presidente.


Na sua fala, o prefeito Adiló Didomenico ressaltou a diferença que uma educação de qualidade faz na vida das pessoas, principalmente, na das crianças. Ele ainda agradeceu a parceria do ILQ em receber um evento de tanta importância para a educação municipal. A secretária Sandra Negrini destacou que o investimento na educação de primeira infância trará benefícios únicos para a sociedade. Segundo dados da Prefeitura, discutir a Primeira Infância é um desafio urgente. Os números mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020, são mais de 26 mil crianças de zero a quatro anos. De acordo com mapeamento da rede municipal de ensino do município, somando as matrículas em berçário, maternal, pré-escola e os primeiros anos do ensino fundamental, são atendidas, aproximadamente, 15 mil crianças na chamada Primeira Infância.


A palestrante Fabiane destacou que o Plano Municipal pela Primeira Infância mexe com diversos pontos da cidade, desde a educação até a área da saúde, a mobilidade urbana até a área cultural. Fabiane ainda destacou que a construção do plano precisa ser feito de forma séria e com comprometimento de toda comissão, principalmente do prefeito, da vice-prefeita, das secretarias, do Legislativo, universidades e de demais entidades.


Nos últimos meses, o Instituto Quindim tem sido ocupado por diversas ações promovidas pela Secretaria da Educação, principalmente na realização de treinamentos e capacitações com professores e educadores. O ILQ e seu espaço oferecem os mais diferentes conteúdos para que esses profissionais se aprimorem a partir de um rico acervo e um ambiente cheio de possibilidades.


Para saber mais informações sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância clique AQUI.


Confira mais fotos da solenidade abaixo. Os registros são de João Pedro Bressan.




LEIA TAMBÉM

Instituto Quindim é um dos apoiadores do projeto "Quantas portas cabem em uma porta?"'

LOJA QUINDIM: confira obras de literatura adulta à venda no ILQ