LIVROS INFANTIS PARA REFLETIR O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Capa do livro "É o Tambor de Crioula!", ilustrada por Mariana Massarani. Crédito: Projeto Editora / Reprodução

Nesta sexta, 20 de novembro, é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi instituída oficialmente em 2011, em memória à morte de Zumbi, líder da resistência no Quilombo dos Palmares, em 1695.


Para celebrar a data e relembrar a luta da população negra contra a opressão no Brasil, o Instituto Quindim separou importantes obras da escritora Sonia Rosa como dicas de leitura. Confira:


Zum Zum Zumbiiiiiiii (Editora Pallas Mini, 36 páginas)


É feriado! Hoje tem bolo, suco de laranja e brincadeira de pião lá em casa. Mas por que hoje é um dia tão importante? “Zum Zum Zumbiiiiiiii” conta a história do herói que lutou contra a escravidão no Brasil. O livro é ilustrado por Simone Matias.




Coleção Lembranças Africanas (Editora Pallas Mini)


Depois que os portugueses tomaram posse do Brasil, trouxeram da África muitos negros escravizados. Eles trouxeram suas músicas, suas danças, suas línguas, sua religiosidade e muitos outros costumes. A coleção é formada por cinco títulos: “Capoeira”, “Maracatu”, “Jongo”, “Feijoada” e “O Tabuleiro da Baiana”.



É o Tambor de Crioula! (Projeto Editora, 32 páginas)


A narrativa em versos carrega os leitores para dentro da roda. Embalados pelo ritmo dos tambores e hipnotizados pelas cores em movimento das saias das dançadeiras ilustradas por Mariana Massarani, todos cantam, giram e celebram.





Sonia Rosa é escritora, contadora de histórias, orientadora educacional e professora com mais de 20 anos de experiência na rede pública municipal do Rio de Janeiro. É pós-graduada no curso “África-Brasil: Laços e Diferenças”. Recebeu, em 1999 e 2004, o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) com o livro “Amores de Artistas” e com a coleção “Lembranças Africanas”. Nesta sexta (20), às 21h, Sonia participa da live Quindim Entrevista, no Instagram do Instituto.


Leia também:

LIVE DA SEMANA: ESCRITORA SONIA ROSA FALA SOBRE LITERATURA NEGRA NA INFÂNCIA

PODCAST PRODUZIDO POR ROGER MELLO CONTA A HISTÓRIA DE "ENREDUANA"

INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 31.881.967/0001-53

R. Sinimbu, 1670 - 6º andar - Centro - Pátio Eberle - CEP 95020-001

Caxias do Sul - RS, Brasil

©2020 por Instituto de Leitura Quindim