Mesas do seminário Entre a Espada e a Rosa estão no YouTube


Homenageada desta edição foi a deputada Benedita da Silva, primeira mulher negra no Congresso. Crédito: Divulgação

Todas as mesas do seminário “Entre a Espada e a Rosa” já estão disponíveis no canal do Instituto Quindim no YouTube. A semana de debates, alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, foi realizada de 8 a 14 de março, reunindo nomes de grande representatividade no cenário político, educacional, literário, social e de gênero no Brasil.


Nesta edição, a homenageada foi a deputada federal Benedita da Silva, constituinte, primeira mulher negra no Congresso Nacional e autora da Lei Aldir Blanc. Ela também foi a criadora do projeto que inscreveu Zumbi dos Palmares no panteão de heróis nacionais e da proposta que oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.


Leia mais:

ENTRE A ESPADA E A ROSA: Veja o perfil das convidadas/convidades


Benedita esteve acompanhada de outras expoentes em suas áreas: as escritoras indígenas Graça Grauna e Eliane Potiguara, a ativista Raquel Kubeo, a vereadora caxiense Denise Pessoa, a pesquisadora Roberta Regina Saldanha, as escritoras Maria Valéria Rezende, Natalia Borges Polesso e Alessandra Rech, a professora de Harvard Claudia Costin, a educadora Pilar Lacerda, a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, a pesquisadora transfeminista Helana Vieira, a ilustradora Ana Thomas Terra, poeta Tom Grito e a especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade Márcie Vieira.


Aperte o play e assista na íntegra a mesa de abertura, intitulada “Mulher Indígena na Sociedade Contemporânea”:


Quindim no YouTube


Lançado em março de 2020, o canal colaborativo do Instituto Quindim no YouTube está recheado de conteúdos para todas as idades: entrevistas, palestras, contação de histórias e atividades lúdicas. A ideia é que crianças, adolescentes, pais e educadores, continuem pertinho do Quindim, mesmo em casa, no computador ou no celular.


Recentemente, o canal atingiu a marca de 1 mil inscritos. Se você ainda não conhece, inscreva-se CLICANDO AQUI. Lembre-se de apertar no sininho para receber todas as novidades em primeira mão.


Leia também:

Instituto Quindim lança campanha em defesa da vacina

Bate-papo com Roger Mello é disponibilizado no YouTube