PODCAST: Novos episódios relembram debates sobre direitos autorais


Bate-papos estão disponíveis nos apps de streaming. Crédito: PatiProduções / Divulgação

Já estão disponíveis nos aplicativos de streaming os novos episódios do podcast Quindim Entrevista, relembrando dois debates da série sobre direitos autorais em tempos de pandemia. Um dos bate-papos conta com a participação dos escritores Penélope Martins e Antônio Schimeneck. O outro reúne o editor Sergio Alves e o presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica.


O isolamento causado pela pandemia trouxe o aumento da circulação de livros nas redes sociais. A transformação das obras em PDF, o compartilhamento de ilustrações e a exposição das páginas em vídeos ou em contação de histórias ajudam a divulgar as obras? Ou ferem o direito autoral? Essas ações contribuem no aumento de vendas para editoras, distribuidoras e livrarias? Além disso, como fica a experiência literária?


Para ouvir, basta CLICAR AQUI ou procurar pelo podcast Quindim Entrevista nos principais aplicativos de streaming: Spotify, Anchor, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic. Novos episódios são publicados semanalmente.


Debatedores da semana

Penélope Martins é escritora, advogada e narradora de histórias. Idealizadora do blog Toda Hora Tem História, ministra oficinas de mediação de leitura e de escrita criativa. Seu livro “Minha vida não é cor-de-rosa” foi agraciado em 2019 com o Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional na categoria juvenil.


Antônio Schimeneck é escritor e um dos proprietários da Ama Livros Distribuidora. Suas obras já receberam importantes distinções, como Acervo Básico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Selo Altamente Recomendável, Catálogo de Bolonha e Prêmio Açorianos de Literatura.

Graduado em Letras pela USP, Sergio Alves tem mais de 20 anos de atuação no mercado editorial, com experiência em publicação de literatura infantil e juvenil. Alves também é membro do Conselho do Plano Municipal de Livros, Literatura e Biblioteca do Município de São Paulo.


Volnei Canônica é formado em Relações Públicas e especialista em literatura infantil e juvenil, além de escritor e presidente do Instituto de Leitura Quindim. Foi diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e coordenou o programa Prazer em Ler no Instituto C&A.


Leia também:

Afonso Cruz é o convidado de março no Quintal da Língua Portuguesa

Ilustrador Roger Mello participa de bate-papo online na próxima semana