Presidente e vice-presidente do Instituto Quindim participam de programa na TV Câmara Caxias


O programa debateu a importância de institutos culturais de Caxias do Sul. Foto: Reprodução TV Câmara Caxias

Foi ao ar pela TV Câmara Caxias (canal 16 da NET), essa semana, o programa Roda de Saberes com a participação de Volnei Canônica e Roger Mello, presidente e vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim, respectivamente. O Roda de Saberes é apresentado pela jornalista e voluntária do Quindim Vania Espeiorin.


A edição do programa foi destinada a falar de institutos culturais localizados em Caxias do Sul. Além do Quindim, participaram Liliane Giordano e Florencia Nieto, diretoras do Instituto Cultura Latina.


ASSISTA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA


No encontro, Volnei e Roger apresentaram a história da instituição, além de comentarem sobre as ações, projetos, cursos e iniciativas que fazem parte da organização. O presidente do Instituto Quindim também destacou as adaptações que a pandemia da covid-19 exigiu do instituto.


“Nós pensamos: ‘como é que vamos estar em contato com as pessoas nesse momento?’ Daí veio a criação dos cursos online, das lives. Reeditamos o Quintal da Língua Portuguesa que envolve Brasil, Portugal, Angola e Moçambique. Nós fomos nos encontrando por meio dessas plataformas”, disse Volnei.


A visão internacional do Quindim também foi lembrada no programa. O vice-presidente Roger Mello citou as parcerias e “braços” do Instituto em países como Coréia do Sul, China, Estados Unidos, Colômbia, Portugal, entre outros.


O Instituto de Leitura Quindim fica no 6º andar do Pátio Eberle, em Caxias do Sul (RS). A Biblioteca Quindim funciona nas sextas-feiras e sábados, das 12h às 18h. Cada família pode retirar até 15 livros por semana. O cadastro tem uma colaboração anual de R$ 20. A Loja Quindim tem diversas obras de artistas renomados e premiados. Para acessar e conhecer é só CLICAR AQUI.



Leia também:

Edição de julho do Quintal da Língua Portuguesa tem como convidada a escritora Eliana Alves Cruz

AMAZÔNIA CHAMA: Conheça a mobilização internacional em defesa da floresta