Quem é Catarina Sobral, a convidada de outubro do Quintal da Língua Portuguesa?


A próxima convidada do Quintal da Língua Portuguesa é natural de Coimbra, cidade do interior de Portugal. Ela é ilustradora, designer de comunicação e autora de obras premiadas na literatura e no cinema. Teve seus trabalhos expostos e publicados em diversos lugares, além de participar de festivais cinematográficos com o seu curta-metragem “Razão entre dois volumes”. Já sabe quem é? Claro que estamos falando de Catarina Sobral.


O Quintal com a ilustradora ocorre neste sábado, dia 09 de outubro, às 14h (Brasília) / 17h (Bissau) / 18h (Lisboa e Luanda) / 19h (Maputo). O encontro será online e pode ser adquirido na Loja Quindim (acesse AQUI) por R$50,00 ou R$25,00 para conveniados (Senalba, Sinpro, Sindiserv Caxias, Rede Caminho do Saber e ex-alunos dos cursos do Instituto Quindim), mediante solicitação de desconto no email institutodeleituraquindim@gmail.com.


Catarina é especialista quando o assunto é gravuras e animações de cinema. Estudou Design na Universidade de Aveiro e fez mestrado em Ilustração no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC). Logo após, começou a trabalhar com livros ilustrados. Em suas obras, a artista explora a mistura de texturas, bem como padrões de imagens que sejam ricas e bidimensionais.

A obra "A Sereia e os Gigantes" faz parte do acervo da Biblioteca Quindim.

Quando o assunto são seus livros publicados, é um conjunto de obras premiadas como “Greve” (Menção Especial no Prêmio Nacional de Ilustração 2011), “Achimpa” (Melhor Livro Infantojuvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores 2014), “O Meu Avô” (Prêmio Internacional de Ilustração na Feira do Livro de Bolonha 2014), “Vazio”, da coleção “Imagens Que Contam” (The White Ravens 2014), além de outros títulos.




ADQUIRA O INGRESSO AQUI


Em 2018, dirigiu um curta de animação chamado “Razão entre dois volumes” (confira o trailer AQUI), produzido pela Animanostra Portugal. Recebeu o reconhecimento sendo indicada ao Prêmio Nacional de Animação (2018), a Sophia para Melhor Curta de Animação (2019) e ganhou menção honrosa de Melhor Curta Infantil no OLHO Animation Film Festival (2020), além da seleção para diversos outros festivais do gênero.


Para conhecer mais sobre a vida e obra de Catarina, é só participar do Quintal da Língua Portuguesa no próximo sábado, dia 09 de outubro, às 14h. Vale lembrar que esta é a penúltima edição do Quintal na temporada de encontros em 2021.




LEIA TAMBÉM


Instituto de Leitura Quindim promove exposição “Quindim, um rinoceronte pelo mundo!” no Prataviera Shopping

Abertas inscrições para Especialização em Literatura Infantil e Juvenil