ILQ promove “QUINDIM PELA CIDADE” neste domingo, no Parque dos Macaquinhos


A iniciativa será neste domingo, dia 22, no Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul (RS).

O Instituto de Leitura Quindim (ILQ) tem algo especial para te contar: vem aí a primeira edição do projeto “QUINDIM PELA CIDADE”, uma tarde repleta de atividades divertidas, com muitas brincadeiras, música, dança e contações de histórias direto do Parque dos Macaquinhos (entrada principal pela Rua Dr. Montaury), localizado no Centro de Caxias do Sul (RS). A ação será realizada no próximo domingo, dia 22 de maio, das 14h às 17h, e vai ao encontro das comemorações do Dia Mundial do Brincar (28 de maio).


O “QUINDIM PELA CIDADE” também será realizado em Brasília (DF), no sábado, 28 de maio, das 9h às 12h, diretamente da Biblioteca da EQS 108/308. Uma equipe competente de amigos e voluntários do ILQ está organizando uma programação incrível que será divulgada em breve, com atrações e parceiros talentosos e especiais.


Voltando para Caxias do Sul: como o ILQ quase não gosta de fazer uma boa ‘farra’, convidamos uma super turma de artistas que promovem cultura e brincadeiras incríveis e que, com toda a certeza, vão trazer alegria e afeto às crianças. O evento é gratuito e destinado para todas as idades, ou seja, é possível levar toda a família, todos os amigos e mais quem quiser aparecer no Parque. Quem sabe até realizar um piquenique comunitário? Vai ser um domingo mais do que especial.


Confira a programação completa:


14h às 17h / Ateliê Araçari e espaço de Leitura Quindim

Vivências artísticas e livros da Biblioteca Quindim para leitura.


14h / Trupe de Maricas

Animação e brincadeiras.


14h30 / Vivandeiros da Alegria

Música e contação de histórias.


15h / Projeto Kombina

Contação de histórias e brincadeiras e ‘brincar com arte’.


15h30 / Fluência Casa Hip-Hop

Roda de dança (cypher) e conhecimento do hip-hop.


16h / Allegro - Escola de Música

Vivência de canto e música.


Conheça as atrações confirmadas:


O "QUINDIM PELA CIDADE" também será um ponto de coleta para a campanha do agasalho de 2022. Com o inverno se aproximando e as temperatura negativas batendo a porta, o ILQ fará parte dessa iniciativa que terá o apoio do Iglu Ações Filantrópicas, um grupo social da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com a Fundação Caxias, a fim da realização do projeto "Campanha do Agasalho". Leve roupas (masculinas, femininas e infantis) em bons estado de conservação, podendo ser calças, camisetas, agasalhos mais pesados, meias, toucas e luvas, além de sapatos igualmente em bom estado.


Foto: Lucas Marques.

Dia Mundial do Brincar


O início do “QUINDIM PELA CIDADE” se deu pela vontade do Instituto de Leitura Quindim de valorizar um dos principais elementos de uma infância plena: a brincadeira. Segundo o presidente do ILQ, Volnei Canônica, esse é um projeto que vem para valorizar esse ato tão importante para todos. “O brincar ocupa um papel central na infância promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, psicomotoras e cognitivas, sendo um direito essencial da criança”, afirma. Dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o brincar é parte dos 6 direitos de aprendizagem e é visto como uma das diretrizes que possibilita à criança conviver, se expressar, relacionar-se com os outros e explorar o mundo e as diversas possibilidades.


Nossa história


O ILQ nasceu como Centro de Leitura Quindim no dia 19 de setembro de 2014. O Instituto Quindim foi declarado de utilidade pública pela Lei Municipal nº 5.861/20 devido ao importante trabalho que realiza ao longo dos 6 anos de existência. O Quindim tem por missão garantir o direito à educação e à cultura, por meio da formação de leitores e da promoção do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas de serviço público no Brasil e no Exterior. Desde a sua criação pelos artistas Roger Mello e Volnei Canônica, o Instituto já realizou mais de 80 ações nacionais e mais de 20 ações internacionais.



LEIA TAMBÉM

Seguem as inscrições do curso online sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

Instituto Quindim apoia projeto "Quantas portas cabem numa porta?"

Zetho Cunha Gonçalves é o convidado de maio do Quintal da Língua Portuguesa