top of page
  • Quindim

Revista Crescer anuncia os 30 melhores livros infantis de 2022

18 dos melhores livros estão disponíveis para os leitores da biblioteca do Instituto Quindim


Todos os anos a Revista Crescer divulga os 30 melhores livros infantis, lançados no ano anterior. Na escolha de 2022, os critérios de avaliação foram feitos por 52 júris selecionados, consultados pela Crescer, com o intuito de analisar a qualidade, o projeto gráfico, o texto e as ilustrações. O Instituto de Leitura Quindim, espaço de referência em literatura infantil e juvenil para a família brasileira, sempre fez parte da banca de jurados, e na 17ª edição do evento não foi diferente: seis especialistas do Instituto estavam presentes, entre elas Adriana Camêlo Lucena, Franciele Almeida de Oliveira, Lilo Cecatto Lucchese, Maria Itelvina de Oliveira Prateado Costa, Nathália dos Santos Casagrande e Patricia Suzin.


18 livros das 30 obras selecionadas em 2022 estão disponíveis para os leitores da biblioteca do Instituto de Leitura Quindim, bem como uma das obras mais marcantes da seleção - “Exercícios de Ser Criança'' - do poeta matogrossense Manoel de Barros. Uma nova edição desta obra foi lançada pela Companhia das Letrinhas do ano passado, com ilustrações exclusivas de Fernanda Massotti e Kammal João.


Fonte: Instituto de Leitura Quindim



Em 2022, a 17ª edição foi capaz de demonstrar um marco significante: forças para lutar por uma educação antirracista. Dos 30 livros selecionados, 12 deles possuem em sua autoria ou enredo uma representatividade negra ou indígena. Além disso, 18 foram escritos por autores brasileiros, acompanhados por sensíveis livros importados da produção de outros países. Essa troca de cultura, mistura de lugares e diferentes perspectivas faz termos cada vez mais orgulho de pertencermos a banca avaliativa.


Os livros foram segmentados por seis diferentes temáticas. Abaixo destacamos cada uma dessas temáticas e as 18 obras pertencentes em nossa biblioteca:


1. O DESAFIO (E A BELEZA) DE SER CRIANÇA


2. PORQUE SOMOS TODOS NATUREZA


3. AS FAMÍLIAS E AS NOSSAS IDENTIDADES


4. CUIDAR DO OUTRO COMO QUEM CUIDA DE SI


5. SOBRE CHEGADAS E PARTIDAS


6. DA MÚSICA SE FAZEM LIVROS


ความคิดเห็น


bottom of page