top of page
  • Quindim

Sónia Sultuane é a convidada do Quintal da Língua Portuguesa de junho

A artista moçambicana homenageada com o Prêmio Femina, destinado às mulheres que tenham distinguido com mérito ao nível profissional, cultural e humanitário pelo mundo, pelo conhecimento e pelo relacionamento com outras culturas, participará do encontro online, no dia 18 de junho.





A edição de junho do Quintal da Língua Portuguesa, promovida pelo Instituo de Leitura Quindim (ILQ), está mais do que especial, pois terá como convidada a artista Sónia Sultuane, de Moçambique, e a quintaleira convidada Luciana Salles. O encontro será no dia 18 de junho, às 14h (Brasília) / 18h (Lisboa e Luanda) / 19h (Maputo), via plataforma Zoom.

Sónia é considerada uma artista multifacetada: é poeta, escritora, artista plástica e curadora. Além disso, tem contribuído em áreas como a música, a dança, a moda e a fotografia. As ações artísticas dela começaram aos 13 anos de idade. Em 2001, publicou o primeiro livro “Sonhos”, seguido pelas obras “Imaginar o Poetizado” (2006), “No Colo da Lua” (2009), “A Lua de N'weti” (2014) e “Celeste, a boneca com olhos cor de esperança” (2017). Entre os principais temas das obras da autora estão a retratação da posição das mulheres na sociedade moçambicana e as circunstâncias presentes, e também na dialética entre as comunidades multirreligiosas. Ela descreve as obras de sua autoria como transdisciplinar e muitos dos poemas possuem formas plásticas.

A artista foi homenageada no Congresso da Afrolic 2019, pela divulgação da obra no Brasil. Foi agraciada com o Prêmio Femina 2017 – Mérito nas Letras: Literatura – Poesia em Portugal. O Prêmio Femina é destinado às notáveis mulheres portuguesas e da Lusofonia, oriundas de Portugal, dos países de expressão portuguesa, das Comunidades Portuguesas e Lusófonas, e Luso-descendentes, que tenham distinguido com mérito ao nível profissional, cultural e humanitário pelo mundo, pelo conhecimento e pelo relacionamento com outras culturas. Foi também homenageada pelo talento artístico como “Escritora do ano de 2014”, pelo papel social na valorização das mulheres, no Festival Internacional de Poesia “Mujeres Poetas Internacional”, organizado pelo Círculo dos Escritores Moçambicanos na Diáspora.

Os ingressos já podem ser adquiridos no site do Quindim no link https://bit.ly/3QbVQUb. O valor investimento é de R$50,00 para o público em geral e R$25,00 para conveniados (Senalba, Sinpro, Sindiserv Caxias e ex-alunos dos cursos do Instituto Quindim), mediante solicitação de desconto no e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com.


Sobre o projeto Quintal da Língua Portuguesa

O Quintal da Língua Portuguesa é uma realização do Instituto de Leitura Quindim (Brasil) em parceria com o Bichinho de Conto (Portugal), Kacimbo Produção Cultural (Angola), Associação Literária Kulemba (Moçambique) e Clube de Leitura de Quelimane (Angola). Os encontros acontecem no terceiro sábado de cada mês, pela plataforma ZOOM e tem duração média de 2h.

Criado em 2011, no Rio de Janeiro, por um grupo de artistas, dentre eles os membros fundadores Edna Bueno, Lucília Soares, Ninfa Parreiras, Ondjaki e o presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica, o Quintal tem conversado e debatido sobre a relação de cada convidado com a língua portuguesa, explorando o fazer literário e outras manifestações artísticas.

A curadoria conta com o time original, além da portuguesa Mafalda Milhões, do moçambicano Dany Wambire e do angolano Lino Mucuruza. A logomarca do projeto foi criada pelo premiado ilustrador pernambucano André Neves. Os participantes recebem certificado emitido pelo Instituto de Leitura Quindim.


Coordenação de Conteúdo: Adriana Silva (54) 99114.5054

Atendimento: Melina Francisquetti (54) 999790236


LEIA TAMBÉM


bottom of page