SAÚDE: CONHEÇA QUATRO HÁBITOS QUE AJUDAM NA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA


Detectado precocemente, doença tem 90% de chance de cura

Com mais de 65 mil novos casos estimados para 2020, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença mata, em média, uma pessoa a cada 38 minutos.


Devido aos números alarmantes, novembro foi escolhido como mês de prevenção ao câncer de próstata. Engajado na campanha do #NovembroAzul, o Instituto de Leitura Quindim compartilha QUATRO hábitos saudáveis que ajudam a prevenir a doença. Confira:


  1. Tenha uma alimentação balanceada: coma frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Uma ingestão menor de gordura diminui o risco de câncer.

  2. Pratique exercícios físicos: fazer uma atividade física por pelo menos 30 minutos ao dia ajuda a manter o peso adequado. Estudos recentes mostram que o risco de câncer é maior em homens com peso elevado.

  3. Não fume e diminua o consumo de álcool: cigarro e bebida alcoólica em excesso fazem mal à saúde.

  4. Faça os exames preventivos: homens a partir dos 50 anos devem realizar exames periodicamente. São dois principais: o de sangue (PSA) e o clínico (toque retal). Homens com histórico familiar de câncer de próstata devem começar os exames aos 45 anos.


Lembre-se: detectado precocemente, a chance de cura é de 90%. Por isso, fique atento a sintomas como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, presença de sangue e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.


Leia também:

INSTITUTO QUINDIM LANÇA CAMPANHA NATAL LITERÁRIO SOLIDÁRIO 2020

LEI SANCIONADA: INSTITUTO QUINDIM É DECLARADO DE UTILIDADE PÚBLICA

INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 31.881.967/0001-53

R. Sinimbu, 1670 - 6º andar - Centro - Pátio Eberle - CEP 95020-001

Caxias do Sul - RS, Brasil

©2020 por Instituto de Leitura Quindim