• Alessandra de Cassia Passarin

UM POUCO MAIS PERTO DOS LEITORES!


Alguns dos convidados nacionais e internacionais que já estiveram no Quindim Entrevista


Com o surgimento da pandemia causada pelo coronavírus e com o isolamento social, o Instituto de Leitura Quindim sentiu a necessidade de encontrar maneiras de aproximar-se do seu público. Para tornar essa estratégia viável, a equipe do Instituto planejou, produziu e convidou parceiros para colaborar com conteúdos que chegassem para muitas pessoas. Assim surgiram duas grandes ideias: o canal colaborativo no Youtube Todxs Contra Coronavírus e o Quindim Entrevista, em formato de live no Instagram.


No início do projeto, o Quindim Entrevista, realizava três lives com convidados nacionais. Muitos escritores, ilustradores, artistas, editores e especialistas em literatura para a infância e a juventude participaram destes encontros pelo Instagram do Instituto. Como a atuação do rinoceronte amarelo não se restringe ao território nacional logo apareceu a necessidade de aproximar os leitores brasileiros de nomes de destaque no mundo editorial e criou-se o Quindim Entrevista Internacional nos sábados à tarde.


Desde o final de junho o Instituto Quindim achou necessário readequar o projeto Quindim Entrevista e passou a realizar duas lives semanais: às sextas-feiras (21h) com a participação de um convidado nacional e aos sábados (16h) com convidado internacional. Essa mudança tem a ver com o crescimento das ações realizadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas do ILQ, que oferece cursos online de formação para professores, bibliotecários, especialistas em literatura infantil e juvenil e pais.


No que diz respeito aos números, o Instituto de Leitura Quindim já realizou, desde março, 28 lives com convidados Nacionais, sendo eles: Roger Mello, Ninfa Parreiras, Walcyr Carrasco, Emília Fernandez, André Neves, Sônia Travassos, Tino Freitas, Lilian Schwarcz, Kiusan, Daniel Munduruku, Leonardo Neto, Pedro Guerra, Fernanda Melchiona, Bia Reis, Carolina Kasting, Flávia Scherner, Warley Goulart, Caio Riter, Cristina Dias, Paulo Fochi, Gabriela Romeu, Luciano Pontes, Karen Acyoli, Ana Carol Thomé, Carol Braga, Márcia Leite, Mariana Massarani e Socorro Acioli.

E é claro, 13 lives internacionais com: Mafalda Milhões, Catarina Sobral e André Letria (Portugal), Isol (Argentina), Junko Yokota (EUA), Yolanda Reyes e Dipacho (Colômbia), Anastásia Arkhypova (Rússia), Javier Zaballa e María Jesús Gil (Espanha), Ali Zoozari (Irã), Sonja Danowski (Alemanha) e Piet Grobler (África do Sul).


Segundo dados do Quindim, estima-se que cerca de 600 pessoas em média passam pelas lives. Sendo que em algumas delas, o Quindim obteve mais de mil visualizações durante a transmissão.

Quindim Entrevista | Ilustração: Roger Mello


É importante ressaltar que existem diversos fatores que contribuem para variar essas estatísticas, que podem mudar de acordo com horário, dia, e também pelas diversas opções de conteúdo nas redes sociais, pois com o cenário atual o meio digital está repleto de alternativas.

Sobre a escolha dos convidados, o presidente do Instituto Quindim Volnei Canônica reforça “Estamos tentando fazer uma curadoria para dialogar com as inúmeras possibilidades de ver a infância, a família, a leitura e a educação. Pensando no momento de pandemia, mas também fazendo um balanço antes da pandemia e construindo possíveis cenários pós-pandemia. Nossa intenção é de não restringir, mas sim de ampliar o olhar. Por isso, tantos convidados de diversas áreas, com opiniões diferentes, que lidam com a informação e a cultura em linguagens diferentes”.

Com essa ideia, o Instituto Quindim também teve como propósito aproximar os brasileiros dos artistas, principalmente os internacionais, buscando trazer conteúdos diferentes dos convencionais.

“As pessoas falam do Prêmio Hans Christian Andersen, mas não tem ideia como funciona. Então trouxemos a Junko Yokota (EUA) que é presidente do Júri. Acho que são essas informações importantes que queremos oportunizar com as lives. Ampliar o conhecimento, oferecer conteúdos de qualidade e diminuir as distâncias entre o leitor e a literatura no Brasil e no mundo e, tudo que se refere a essa arte é a missão do Instituto Quindim”, afirma Volnei.


Como consequência dessa nova interação entre o Instituto Quindim e seu público, o número de seguidores no Instagram mais que dobrou. Em março haviam 4.700 seguidores e agora o perfil alcançou mais de 10 mil.


Se você não conseguiu acompanhar alguma entrevista, não se preocupe! O Instituto disponibiliza o bate-papo em seu perfil do Instagram: https://instagram.com/institutodeleituraquindim e também no canal colaborativo do Youtube Todxs Contra Coronavírus:

https://www.youtube.com/channel/UC1KbEy4zE-hczRJVtSX6qtg

Confere lá!


INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM

©2020 por Instituto de Leitura Quindim