top of page
  • Quindim

Volnei Canônica lança seu livro "O tempo toto" no Instituto de Leitura Quindim, em Caxias do Sul.


Depois da premiada estreia com a obra Tanta chuva no céu, Volnei Canônica retorna ao universo lúdico com o belíssimo O tempo todo.

Nessa nova incursão pela literatura para crianças, o escritor apresenta ao público uma personagem solitária que, ao ter seu espaço invadido por outro indivíduo, reage à nova presença. A partir de uma narrativa que alia imaginação, sensibilidade e emoção, O tempo todo constrói camadas de leitura complexas para o leitor. Afinal de contas, o outro também sou eu? Eu estou no outro? No eu, onde está o outro? O livro conta com a delicada e criativa ilustração de Felipe Cavalcante. Através dos traços do artista, o leitor acompanha as peripécias da criatura que, dia após dia, explora o ambiente onde vive. O projeto gráfico é assinado por Felipe Cavalcante e Gabriel Menezes da molde.cc. O tempo todo, além de constituir entretenimento garantido, é literatura de qualidade para o público infantil.

“Nestes tempos reversos, nos quais se sublinha em alguém próximo, ou distante, o oponente, Volnei nos mostra o aliado, aquele outro que, no fundo, somos nós mesmos: amores entrelaçados. O tempo todo é uma cintilância – que reluz para todos os leitores, os já crescidos e as crianças. “ João Anzanello Carrascoza.


“As imagens, amparadas pela paleta de cor, constróem um fio narrativo intrigante. A alternância entre contrastes – o claro e o escuro, o dentro e o fora, o cheio e o vazio – cria ritmo para contracenar com o texto verbal. O uso de textura de retículas nos desenhos (dado que essas são pura ilusão de ótica) permite a interpretação de que nem sempre o que vemos é realmente o que parece ser. O projeto gráfico, certeiro por ser silencioso, enlaça esse concerto. A tipografia neutra, racionalista, em contraposição ao traço orgânico das imagens sustenta o equilíbrio das páginas. O tempo todo é uma obra para desvendar o que está diante (e dentro) de nós, que, por vezes, deixamos de enxergar.” Raquel Matsushita.

O tempo todo já está nas livrarias e na loja do Instituto de Leitura Quindim www.lojaquindim.com



Comentários


bottom of page