AMAZÔNIA CHAMA

O projeto nasceu no final de agosto de 2019 com o objetivo de promover um olhar de valorização da Amazônia por meio da Arte.

 

Somos uma plataforma colaborativa de mobilização nacional e internacional da classe artística em defesa da maior floresta tropical do Planeta. Sob esta perspectiva, os artistas podem colaborar enviando obras e conteúdos nas mais diversas linguagens: textos, ilustrações, livros, fotografias, vídeos e trabalhos acadêmicos.

 

A iniciativa deste projeto foi idealizada pelos criadores do Instituto de Leitura Quindim – ILQ, Volnei Canônica e Roger Mello, que acreditam na Arte como a possibilidade de sensibilização, reflexão e construção de uma narrativa simbólica que amplie a consciência da importância de preservação da Amazônia.

 

O canal colaborativo do YouTube foi criado para disponibilizar conteúdo no período de isolamento social e auxiliar nesse momento difícil para todxs. A participação é livre. Um canal diverso, gratuito e que pode ser viralizado em prol da educação, da cultura, da leitura, da infância!

 

QUINDIM ENTREVISTA

QUINDIM%2520ENTREVISTA_edited_edited.jpg

O “Quindim Entrevista” é uma série de bate-papos promovidos pelo Instituto de Leitura Quindim que estão disponíveis no formato live, no Instagram, e em podcast, no Spotify. As entrevistas contam com nomes importantes das áreas da literatura, educação, cultura e da infância, que falam sobre suas obras, experiências e áreas de atuação. 

 

No total, já foram realizadas 49 entrevistas. Dessas, 12 foram contaram com convidados internacionais, como, por exemplo, Roger Ycaza (Equador), Anastacia Arkhipova (Rússia), Adolfo Córdova (México), Piet Grobler (África do Sul/Portugal), María Jesús Gil (Espanha). Representando o Brasil, nomes como Sônia Rosa, André Neves, Márcia Leite, Kiusam de Oliveira, Caroline Parreiras, João Carrascoza, Socorro Acioli, Warley Goular marcaram presença, além de muitos outros.

3_edited.jpg
 
 
Cópia de Video Dany Wembire.png

O Quintal da Língua Portuguesa é uma realização do Instituto de Leitura Quindim (Brasil), em parceria com o Bichinho de Conto (Portugal) e a Kacimbo Produção Cultural (Angola). Os encontros são realizados no segundo sábado de cada mês, pela internet.

 

Criado em 2011, no Rio de Janeiro, por um grupo de artistas, dentre eles os membros fundadores Edna Bueno, Lucília Soares, Ninfa Parreiras, Ondjaki e o presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica, o Quintal retomou seus encontros em 2021 para conversar sobre a relação de cada convidado com a língua portuguesa, explorando o fazer literário e a arte.

 

Já participaram do Quintal autores como Mafalda Milhões (Portugal), Eliana Alves Cruz (Brasil), Afonso Cruz (Portugal), Cida Pedrosa (Brasil), Danny Wambire (Moçambique) e Ondjaki (Angola).