“O livro tem dois pesos: o do papel e o da ficção.

Me interessa o peso da ficção.” 
Volnei Canônica – presidente do ILQ

 
 

Biblioteca Quindim

Uma biblioteca para todos, um espaço de afetos!

Atualmente, com mais de 6 mil títulos, a Biblioteca Quindim (BQ) traz em seu acervo livros nacionais e internacionais, premiados e em diferentes línguas, como inglês, espanhol, árabe, português, russo, chinês, coreano, japonês, africano, entre outras. É uma biblioteca de referência e com acervo de qualidade. Os melhores livros infantis, juvenis e teóricos foram escolhidos por especialistas para comporem nossa biblioteca, que tem seções especiais para literatura indígena, afro-brasileira e poesia...

Acreditamos que a criança merece ter acesso ao melhor da literatura e que o livro ocupe espaço nas casas e nas vidas das pessoas.

Seguindo essa crença, todos os livros da biblioteca são selecionados dentro de critérios de qualidade que levam em conta o texto, a imagem e o projeto gráfico. Dentro dessas três artes, buscamos sempre o texto bem escrito e literário, que traga a possibilidade do contraditório e do questionamento, ilustrações que não sejam estereotipadas e construam uma narrativa imagética cheia de possibilidades e um livro-objeto que contribua na experiência estética e de leitura.

A biblioteca empresta até 15 livros para cada associado, num período de 15 dias.  Defendemos que a criança possa ter sua própria biblioteca em casa. É o livro ocupando espaço e se fazendo presente no ambiente familiar. Os livros podem ser renovados até pelo aplicativo WhatsApp, sempre facilitando a presença das obras literárias nas casas.

O espaço é um mediador de leitura. Assim a BQ foi pensada pela arquiteta Jéssica De Carli: “No Quindim, além de respeitar o valor histórico da edificação, o projeto contribui para o entendimento das crianças sobre o valor histórico e as memórias afetivas de locais com tamanha relevância arquitetônica. Ao mesmo tempo que valoriza o seu entorno, cria um ambiente lúdico e acolhedor”.

Além dos empréstimos para a comunidade, a biblioteca proporciona uma vasta programação com contação de histórias; bate-papo com estudantes e professores; encontros e lançamento de livros com escritores; oficinas com autores e ilustradores para a família e oficinas de férias para as crianças, entre outras atividades.

 

A BQ normalmente fica aberta de quarta-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h. Porém, durante a pandemia o horário está reduzido para sexta e sábado, das 10h às 16h.

 

Serviços

VISITAÇÃO ESCOLAR

Todas as semanas o Quindim recebe visitas de crianças e jovens de instituições educativas, escolas infantis, municipais e estaduais. A visitação permite a vivência e exploração da Biblioteca como um todo. São lidas histórias, imos até os livros, brincamos no escorregador, desenhamos e tudo o que a imaginação criar dentro do espaço.

VISITAÇÃO DE INSTITUIÇÕES

E GRUPOS

O Instituto recebe instituições de ensino superior, organizações não-governamentais, grupos de educares e áreas a fins.

OFICINAS PARA CRIANÇAS

O Quindim realiza diferentes oficinas em seu espaço e também em instituições. Foram realizadas em 2019 oficinas que trabalharam o folclore, os medos, cinema, desenho, teatro e ...

GALERIA DE ARTE

Em nossa galeria de arte realizamos exposições das mais diferentes expressões artísticas com viés literário.

25253529.jpg

LANÇAMENTO DE LIVROS

O Quindim promove o lançamento de obras literárias e todos passam pelo conselho curador. Quer lançar seu livro no Quindim?

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

REDUZIDO DEVIDO AO COVID-19

Sexta-feira e Sábado: 10h às 16h

EMPRÉSTIMO DE LIVROS

São emprestados até 15 livros para cada cadastro, com o prazo de devolução de 15 dias e 2 renovações.  O canal de renovação dos livros pode ser pelo WhatsApp: (54) 9 99054255

 

INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 31.881.967/0001-53

R. Sinimbu, 1670 - 6º andar - Centro - Pátio Eberle - CEP 95020-001

Caxias do Sul - RS, Brasil

©2020 por Instituto de Leitura Quindim