ATELIÊ ARAÇARI: conheça os profissionais que fazem parte do projeto


Parte da equipe do Ateliê Araçari. Da esquerda para a direita: Lilo Luchese, Nathália Casagrande e Franciele de Oliveira. Foto: Lucas Marques

Como você já deve ter visto aqui pelo blog do Quindim e pelas nossas redes sociais, já estão abertas as inscrições para as vivências do Ateliê Araçari durante o contraturno escolar. Todas as atividades serão desenvolvidas de segunda a sexta-feira, a partir das 07h e até às 12h (turno da manhã) e a partir das 13h até às 18h (turno da tarde). O preenchimento do formulário é simples, rápido e pode ser feito em poucos cliques. É só acessar AQUI.


Você também já deve saber que a equipe que compõe tanto o Instituto quanto o Ateliê é de primeira linha. São profissionais capacitados, com anos de estudo e visão de o que é importante para que haja um aprendizado rico de significados. Para promover uma aproximação entre comunidade e esses profissionais, seguem abaixo os perfis dessa equipe que preza pela educação em primeiro lugar:


Foto: Lucas Marques

FRANCIELE DE OLIVEIRA, coordenação e supervisão


Atualmente, é coordenadora geral do Instituto de Leitura Quindim (ILQ), professora e produtora cultural do “MOVI - saberes e fazeres migrantes”. É licenciada e mestranda do Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado Profissional pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). A partir da Decolonialidade, tem direcionado suas pesquisas para as mulheres, as famílias e as Literaturas, estabelecendo a ponte atlântica entre África e América Latina.


Foto: Lucas Marques

LILO LUCHESE, atelierista


É formade em Fotografia e atualmente está no último ano da Licenciatura em Artes Visuais, ambas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Trabalhou com arte e fotografia de 2011 a 2019 e, em 2019, voltou-se ao estudo e prática da arte-educação vinculada à educação popular. Já trabalhou diversas linguagens artísticas com crianças e adolescentes em ambientes de ensino formal e informal.


INSCREVA SEU FAMILIAR AQUI


Foto: Lilo Luchese

NATHÁLIA CASAGRANDE, atelierista


É artista e professora. Iniciou na área da educação há oito anos. No decorrer desse período, encontrou na dança o seu potencial artístico. Em 2020, viajou para Portugal, onde fez um curso sobre metodologias não tradicionais de ensino e conheceu a Escola da Ponte, o que a motivou a pensar sobre o ensino de outra perspectiva, com um olhar sensível e único para cada criança.


Foto: Divulgação.

DARLAN GEBING, ator, professor e produtor cultural


É uma pessoa curiosa e inquieta e que, aos 12 anos, decidiu que iria estudar teatro e levou essa decisão a sério. Atualmente, passados 10 anos, ele não é só como ator, mas também professor e produtor cultural utilizando o Teatro e a Arte como forma de se relacionar com o mundo. Atualmente é licenciando em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e já passou por formação complementar na área de Designer Gráfico pela UCS, Senac e Senai. Na área do teatro já atuou em companhias como Grupo Quiquiprocó, Tem Gente Teatrando, A Gangorra e, atualmente, compõe a Trupe de Maricas.


Foto: Divulgação

CAMILA DENGO, cantora e professora


É cantora e professora de canto e música, licenciada em Música pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente, é diretora da Allegro, escola de música que atua há 16 anos no ensino de música.


PROPORCIONE VIVÊNCIAS INCRÍVEIS AO SEU FAMILIAR



Foto: Lucas Marques

PATRICIA SUZIN, bibliotecária


É graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde também se especializou em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária. Atuou em bibliotecas escolares da cidade e da região desde 2017 e, atualmente, é bibliotecária do Instituto de Leitura Quindim. Na sua visão, a Biblioteca do Instituto atua como referência para o incentivo e o gosto da leitura. Independente dos livros escolhidos, ela proporciona oportunidades de conhecimento, informação e lazer de forma simples e lúdica.


Foto: acervo pessoal

ITELVINA PRATEADO, assessora pedagógica


Pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia, gestão escolar e coordenação pedagógica. Tem mais de 28 anos de experiência na área educacional, tendo atuado em Goiânia (GO) e Brasília (DF) como professora, coordenadora pedagógica, formadora de educadores, supervisora pedagógica e vice-diretora de uma rede de escolas. Em Lajeado (RS), idealizou e foi sócia-proprietária do Ateliê Prateado. Na cidade ainda contribuiu para a formação acadêmica de estudantes dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Letras da Univates, através de articulação de conteúdos, parcerias de estágios e supervisões no Ateliê Prateado. Atualmente, é professora da rede municipal de ensino de Caxias do Sul (RS) e atua como assessora, conselheira e voluntária no Ateliê Araçari.


A equipe do Instituto de Leitura Quindim está esperando por você e sua família. Inscreva o seu familiar no Ateliê Araçari e possibilite a oportunidade de que experiências com linguagens como o teatro, a música, a escultura, a pintura, a brincadeira e a literatura proporcionem aprendizados únicos e para a vida toda. Mais informações podem ser obtidas via WhatsApp (54) 99962-5177 ou pelo e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com.

O Instituto Quindim está localizado na Rua Sinimbu, 1670, 6º andar do Edifício Eberle, Centro de Caxias do Sul (RS).


Siga o ILQ nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.


LEIA TAMBÉM


ATELIÊ ARAÇARI: MATRÍCULAS 2022 (institutoquindim.com.br)


Quintal da Língua da Portuguesa com Vinicius Terra é neste sábado (institutoquindim.com.br)


ILQ promove curso online para promotores da leitura com José Mauro Brant (institutoquindim.com.br)