Exposição do Amazônia Chama segue até o dia 15 de agosto no Reffugio


A exposição apresenta ilustrações de nove artistas nacionais e internacionais. Foto: Volnei Canônica

A exposição de obras desenvolvidas para o projeto Amazônia Chama/Amazon Shouts no Reffugio, espaço que funciona como bar e galeria de arte, segue até o dia 15 de agosto. Nove artistas, brasileiros e estrangeiros, fazem parte da exposição que visa chamar a atenção para a maior floresta tropical do planeta. O Reffugio está localizado na Rua Marechal Floriano, 1083, bairro São Pelegrino, e funciona das 17h30 às 23h de segunda a quinta-feira e das 18h às 0h nas sextas e sábados.


As ilustrações expostas foram criadas por artistas nacionais e internacionais como Roger Mello (Brasil), Alfredo Soderguit (Uruguai), André Neves (Brasil), Piet Grobler (África do Sul/Portugal), Taísa Borges (Brasil/Canadá), Rafael Dambros (Brasil), Roger Ycaza (Equador), Daniel Kondo (Brasil/Uruguai) e Mariana Massarani (Brasil). Todas as obras buscam conversar sobre a preservação da Amazônia, relembrando a importância dela na vida de todos e alertando sobre sua crescente exploração e destruição.


Arte do caxiense Rafael Dambros exposta no espaço.

Dados recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que os focos de queimadas na Amazônia Legal aumentam cada vez mais. Os números de maio de 2021 destacam que os focos aumentaram 49% se comparados ao mesmo mês em 2020. O presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, salienta que as obras trazem o que a floresta tem de mais precioso, mas que segue sendo destruído. “Precisamos da mobilização de toda a sociedade exigindo ações efetivas do governo em prol da Amazônia”, afirma Canônica.


O projeto


A plataforma Amazônia Chama/Amazon Shouts foi idealizada por Volnei Canônica e Roger Mello (presidente e vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim, respectivamente), em 2019, após o crescente aumento no número de queimadas e centenas de quilômetros de floresta destruída. No site www.amazoniachama.com, além das obras expostas na exposição do Reffugio, é possível conferir as demais obras produzidas em prol do projeto.

Arte desenvolvida por Roger Mello.

Acompanhe também no perfil do Instagram @amazonshouts, que traz notícias e informações sobre o projeto e o que está acontecendo na Amazônia e nas políticas públicas em defesa da floresta e dos povos originários.


São livros, fotografias, ilustrações, vídeos, trabalhos acadêmicos, entre outras produções, todos buscando a conscientização e proteção da Amazônia. No perfil são divulgados diferentes conteúdos. Então é só CLICAR AQUI para conhecer mais do projeto.



LEIA TAMBÉM:

QUINDIM ENTREVISTA: Conheça o podcast da iniciativa

Ricardo Azevedo é o convidado de agosto do Quintal da Língua Portuguesa