Natal Literário Solidário 2021 entrega livros para 506 crianças de Caxias do Sul


Todas as crianças e adolescentes receberam um livro que dialoga com seus sonhos ou medos. Foto: Lilo Luchese.

A terceira edição do Natal Literário Solidário, iniciativa do Instituto de Leitura Quindim, presenteou 506 crianças e jovens. As entregas dos livros começaram no sábado (18) e encerraram na sexta-feira (24). Entre os agraciados estão os que residem em 18 abrigos e casas lar de Caxias do Sul, além dos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro Assistencial e de Promoção Social Joana D'Arc (CAPS Joana D'Arc) e o Núcleo Integrado de Políticas Públicas do bairro Canyon (NIPP). No total, a campanha arrecadou R$9.500,00 mil, por meio de doações online e física (principalmente no Espaço Literário - Instituto Quindim no Prataviera Shopping), valor abaixo da meta de R$30mil estimada.


Foto: Lilo Luchese.

Uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, pedagogos e escritores fez um processo de escuta nas entidades parceiras que atendem essas crianças e jovens, a fim de compreender os sonhos e medos de cada um. A partir dessas conversas, o time do Instituto realizou um processo de pesquisa de livro por livro, procurando a obra que melhor “conversasse” com o que foi descrito pelos atendidos. Junto com os livros entregues, havia um cartão de Natal escrito à mão, contendo uma mensagem afetuosa e o nome de quem apadrinhou o presente.


O Natal Literário Solidário tem um papel muito importante na vida das crianças e adolescentes que vivem em acolhimento e lembram tanto dos livros que ganharam, quanto das pessoas que entregaram nos anos anteriores da campanha. Ouvir as emoções deles é o que, de fato, faz a diferença para garantir uma boa experiência de leitura, conforme explica a coordenadora do Programa Apadrinhe, Carolina Scur Bisi. “Muito mais do que a entrega dos livros, o processo de escuta é o grande diferencial desse projeto. Quando começam a ler as obras, nossas crianças e adolescente exclamam: Meu Deus esse livro foi feito para mim, meu sonho está aqui!”, afirma.


Foto: Lilo Luchese.

Retornos como esse, são as forças motrizes que fazem com que o Instituto siga adiante com a missão de garantir uma literatura de qualidade para esses indivíduos. Neste ano, das 506 crianças e adolescentes acolhidos, a sociedade civil apadrinhou 200, as demais foram acolhidas diretamente pelo Quindim, conforme ressalta o presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica. “Trabalhamos o ano todo por esse momento de contato e de presentear essas crianças e jovens. Entendemos o momento financeiro em que se encontra o país, por isso, tiramos dinheiro do próprio bolso para garantir os livros que havíamos prometido, por entendermos que investir na educação e afeto de uma criança, é investir num futuro melhor para todos”, exalta.


Abaixo, confira mais alguns registros da entrega. Todas as fotos são de Lilo Luchese.


Para saber mais sobre a trajetória do Natal Literário Solidário, acesse AQUI.




LEIA TAMBÉM

Instituto Quindim promove atividades de férias no Ateliê Araçari

Assista aqui ao Sarau Quintal da Língua Portuguesa