O escritor angolano Ondjaki, a poeta brasileira Cida Pedrosa e o autor português Afonso Cruz são os primeiros convidados do Quintal da Língua Portuguesa. A partir de fevereiro, o projeto promoverá encontros online com autores, estudiosos e leitores do idioma para discutir obras de ficção e as interfaces culturais e artísticas nos países que falam português.
A iniciativa é uma realização do Instituto de Leitura Quindim (Brasil), em parceria com o Bichinho do Conto (Portugal) e a Kacimbo Produção Cultural (Angola). Os encontros serão realizados no segundo sábado de cada mês, ao longo de 2021, pela internet.
Criado em 2011, no Rio de Janeiro, por um grupo de artistas, dentre eles os membros fundadores Edna Bueno, Lucília Soares, Ninfa Parreiras, Ondjaki e o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, o Quintal retoma seus encontros para conversar sobre a relação de cada convidado com a língua portuguesa, explorando o fazer literário e a arte.
A curadoria contará com o time original, além da portuguesa Mafalda Milhões. A logomarca do projeto foi criada pelo premiado ilustrador pernambucano André Neves.
PROGRAMAÇÃO
13/02 - Ondjaki (Angola)
13/03 - Afonso Cruz (Portugal)
10/04 - Cida Pedrosa (Brasil)
FORMATO
Os encontros terão duração de duas horas e serão realizados pela plataforma Zoom, às 14h (Brasil) | 17h (Portugal) | 18h (Angola). Os participantes receberão certificado emitido pelo Instituto de Leitura Quindim.
INVESTIMENTO
R$ 50 para o público em geral
R$ 25 para conveniados (Senalba, Sinpro, Sindiserv Caxias, Rede Caminho do Saber e ex-alunos dos cursos do Insituto Quindim), mediante solicitação de desconto no e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com
Pagamento: cartões de débito e crédito (em até 12x), boleto, transferência bancária e Pix (31881967000153). Em caso de transferência ou Pix, é necessário enviar o comprovante para institutodeleituraquindim@gmail.com
Leia também:
Comments