
Essa semana, mais precisamente no dia 20 de julho, se celebrou duas datas importantes: o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade. Contar com um amigo/amiga, principalmente nesses momentos difíceis de pandemia, tem sido crucial e necessário, mesmo que o contato seja de forma online, por uma videoconferência ou por uma simples mensagem no celular.
Por isso, aqui no Instituto de Leitura Quindim vamos celebrar a Semana da Amizade. Em nosso acervo, há diversos livros que falam justamente sobre esse sentimento e relação que chamamos de amizade, desde sua descoberta até sua firmação. E claro, separamos algumas dessas obras para que você conheça um pouco mais.
Todas elas estão disponíveis na Biblioteca Quindim, que está aberta nas sextas-feiras e sábados, das 12h às 18h. A biblioteca está localizada na rua Sinimbu, 1670, 6° andar do Prédio Eberle.
Uma outra dica do Instituto Quindim é a seguinte: se você esqueceu de desejar aquele “Feliz dia do Amigo”, corre lá. Não custa nada mandar hoje, amanhã, ou uma semana depois. As amizades são imprescindíveis na vida de todos e esperamos que o Instituto de Leitura Quindim esteja sendo um bom amigo de vocês.
Confira as obras:
O menino da Lua, Ziraldo
Nesta obra, o escritor e ilustrador Ziraldo, que é um grande amigo do Instituto Quindim, cria uma história no meio do Sistema Solar, onde o nada e o vazio cedem espaço às brincadeiras, às cambalhotas e a tudo aquilo que é eterno como a amizade. “O Menino da Lua” conta sobre uma turma de nove meninos habitantes de cada um dos planetas, suas aventuras e descobertas.
Manu e Mila, André Neves
A obra de André Neves conta a história de duas meninas: Manu e Mila. Em uma manhã de céu azul anil e jardim florido, Mila acordou inspirada e logo foi nomeando suas sensações com poesia. Até chegou a afirmar que aquele era um dia perfeito para encontrar a alegria. Porém, Manu contestou a amiga: “Mas onde encontrar a alegria?” Manu achava uma coisa, Mila encontrava outra. O que elas não sabiam é que essa busca tinha muito em comum: o viver, na delicadeza do que o outro nos apresenta.
O trem da amizade, Wolfgang Slawski
O clássico de Wolfgang Slawski conta que, desde pequenos, descobrimos que os amigos são um bem muito precioso. Muitas crianças logo encontram seus grupos e tribos. Outras têm mais dificuldades em se relacionar e se sentem sós, sem amigos. A personagem Artur era um desses. Todos os dias esperava na estação de trem que alguém viesse visitá-lo, mas nunca vinha ninguém. Até o dia em que ele resolveu procurar seus amigos em outras estações.
Um amigo para sempre, Marina Colasanti e Guazzelli (ilustrações)
Uma das obras-primas de Marina Colasanti, “Um amigo para sempre” estreou na literatura com uma linguagem poética e simbólica, num momento em que predominava a crítica social e política por meio da paródia dos contos de fada. O livro narra um episódio da vida do escritor angolano Luandino Vieira: na prisão, em Cabo Verde, pacientemente, ele conquista a confiança e amizade de um pássaro. As ilustrações de Guazzelli ampliam os pontos de vista sobre a história, instigando a reflexão sobre confiança, amizade, liberdade e pequenas felicidades possíveis nas situações mais adversas.
Leia também:
Comments