LINHA DO TEMPO: RELEMBRE OS MOMENTOS MARCANTES DOS SEIS ANOS DO INSTITUTO QUINDIM


Sede atual do Insituto Quindim, no 6º andar do Pátio Eberle, em Caxias do Sul (RS). Crédito: Rafael Sartor

Quando mobilizou um grupo de amigos apaixonados pelos livros para dar vida ao Centro de Leitura Quindim, em setembro de 2014, em Caxias do Sul (RS), Volnei Canônica já tinha em mente o que gostaria de ver no futuro: uma biblioteca que fosse inspiração para o Brasil, uma livraria infantil e juvenil de excelência e um centro de estudos que contribuísse na produção de conhecimento e na discussão sobre políticas públicas na área do livro e da leitura. Ele só não imaginava que a ideia fosse ganhar força tão rapidamente.


“Essa transformação foi muito mais rápida do que eu pensava. Todas as pessoas que participaram do projeto, desde sua origem, foram fundamentais para alcançarmos esses lugares de visibilidade”, conta Canônica, que idealizou o Quindim inspirado no projeto Espantapájaros, da escritora colombiana Yolanda Reyes.

Participaram do encontro de fundação, naquele já distante 19 de setembro, o time formado por Adriana Antunes, Adriana Camêlo Lucena, Graziela Cunha Canônica, Jaque Pivotto, Marli Fronza, Patrícia de Bastiani Alberti e Vania Marta Espeiorin. O premiado ilustrador Roger Mello também se integrou ao grupo, desenvolvendo a logomarca do Centro de Leitura e dando vida ao mascote Quindim, o rinoceronte criado por Monteiro Lobato (1882-1948) em Sítio do Picapau Amarelo.


Leia mais:

SEIS ANOS DE QUINDIM: RELEMBRE AS MUITAS FACES DO RINOCERONTE QUE JÁ PERCORREU O MUNDO


Com o passar dos anos, o Quindim deu passos importantes na missão de contribuir para a democratização do acesso aos livros, encarando a literatura como um direito básico dos cidadãos desde o berço. Em seis anos de história, participou de feiras e festivais literários, promoveu eventos com artistas nacionais e internacionais, se transformou em Instituto, inaugurou sua própria sede e, sobretudo, estabeleceu um forte vínculo afetivo com a comunidade leitora.


“O Instituto ganhou tantos braços, tantas possibilidades, que eu imagino ele cada vez mais fortalecido e contribuindo com a formação de outros territórios de leitores, com outras sedes no Brasil, ocupando mais espaços tanto fisicamente quanto no imaginário das pessoas”, projeta Canônica.

Para homenagear o aniversário do Instituto de Leitura Quindim e expressar nosso carinho por todas as pessoas que passaram por aqui, organizamos uma linha do tempo com os momentos marcantes dessa trajetória de amor pela arte e pelos livros. Veja abaixo:


2014: O INÍCIO DE UM SONHO

  • Em 19 de setembro, um encontro realizado em Caxias do Sul (RS), materializa a criação do Centro de Leitura Quindim. Além do idealizador Volnei Canônica, faziam parte da formação original Adriana Antunes, Adriana Camêlo Lucena, Graziela Cunha Canônica, Jaque Pivotto, Marli Fronza, Patrícia de Bastiani Alberti e Vania Marta Espeiorin.

  • O premiado ilustrador Roger Mello é convidado para se integrar ao grupo e cria a logomarca do Centro de Leitura e dando vida ao mascote Quindim, o famoso rinoceronte criado por Monteiro Lobato.

  • Em dezembro, o Centro de Leitura traz para Caxias do Sul sua primeira atração internacional: a bibliotecária e especialista em políticas públicas para o livro e leitura Silvia Castrillón (Colômbia), que, juntamente com Roger Mello, ministrou a palestra “Direito ao Imaginário”, no Sesc Caxias.


2016: O QUINDIM GANHA O MUNDO

  • Em setembro, o Centro de Leitura participa do Congresso do IBBY (International Board on Books for Young People), na Nova Zelândia.

  • Em novembro, o Centro de Leitura realiza uma expedição com escritores e ilustradores brasileiros para as cidades de Xangai e Pequim, na China. Em parceria com a Feira Internacional do Livro para Crianças, em Xangai, promove o 1º Seminário de Literatura Brasileira para Crianças. Participaram do evento Graça Lima, Marcelo Pimentel, Mariana Massarani, Marina Colasanti, Roger Mello e Volnei Canônica.

  • Com a marca Quindim já estabelecida tanto no Brasil quanto no exterior, o Centro de Leitura lança o projeto Clube de Leitura Quindim, um clube de assinatura de livros infantis e juvenis. O evento de lançamento foi realizado no dia 1º de dezembro, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, em São Paulo. Apesar de ter ligação conceitual com o Centro de Leitura, o Clube é uma entidade jurídica independente que tem como sócios-fundadores Ana Lúcia Castro, Renata Nakano e Volnei Canônica.


2017: ROGER MELLO, UM ARTISTA SEM FRONTEIRAS

  • Devido ao seu crescimento, o Centro de Leitura Quindim necessitava de um espaço físico. Foi então que se estabeleceu nossa primeira sede: uma sala emprestada pela família de Patrícia Alberti, no centro de Caxias do Sul. O espaço recebeu parte do acervo da biblioteca e começou a realizar atividades. Por lá, passaram artistas como André Neves, Tino Freitas, Rafael Dambros, Yolanda Reyes (Colômbia) e muitos autores caxienses e de outras cidades brasileiras e internacionais.

  • É lançada a exposição “Roger Mello: um artista sem fronteiras”, no Museu Municipal de Caxias do Sul. Inédita, a mostra reuniu mais de 30 reproduções fiéis de ilustrações de Roger Mello, artista vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen (2014), considerado o Nobel da Literatura Infantil. Depois de Caxias do Sul, a exposição passou pelo Salão Carioca do Livro e pelo Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

  • Ao longo de 2017, o Centro de Leitura participou de inúmeros eventos literários nacionais e internacionais: Barranquilla (Colômbia), Lima (Peru), Pequim (China), Moscou (Rússia), Bolonha (Itália), entre outros.


2018: QUINDIM DE CASA NOVA

  • Reconhecido nacional e internacionalmente, o Centro de Leitura Quindim se transforma em Instituto de Leitura Quindim. A logomarca é atualizada pelos artistas Felipe Cavalcante e Nahira Maciel.

  • A convite do Grupo Ueba Produtos Notáveis, o Instituto de Leitura Quindim inaugura sua nova sede, no Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul. A estrutura, com projeto arquitetônico assinado por Jéssica De Carli passou a contar com uma biblioteca de referência com mais de 5 mil livros infantis, juvenis e teóricos, um centro de estudos e uma livraria. A inauguração, no dia 30 de novembro, foi prestigiada pela mídia nacional. Na ocasião, também foi realizado o “I Seminário do Livro, Leitura e Biblioteca: onde estamos, para onde vamos?”, com artistas, entidades e políticos vindos de diferentes partes do Brasil.


2019: A CONSOLIDAÇÃO

  • Em agosto, o Instituto Quindim lança o Amazônia Chama/Amazon Shout, projeto internacional de valorização da Amazônia.

  • O Instituto Quindim fecha uma parceria com a empresa de roupas infantis Dedeka e lança a coleção Quindim Dedeka, com ilustrações de Roger Mello.

  • Um ano após inaugurar sua biblioteca de referência, o Instituto de Leitura Quindim contava com mais de 470 famílias associadas. Em 12 meses, foram mais de 10,6 mil livros emprestados e 5,7 mil visitantes de Caxias do Sul e cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Brasília, Goiânia, Natal, Recife, Florianópolis, Fortaleza, Curitiba e até mesmo São Francisco (Estados Unidos) e Lisboa (Portugal). No mesmo período, o Quindim realizou 23 cursos em diferentes estados brasileiros e promoveu 11 exposições, sendo oito internacionais.



2020: NOVA CASA, NOVO MOMENTO

  • Depois de 14 meses no Centro Cultural Moinho da Cascata, o Instituto de Leitura Quindim estabelece uma parceria com o GCI Empreendimentos e se muda para o 6º andar do Pátio Eberle, um edifício histórico localizado no centro de Caxias do Sul. A mudança, realizada em janeiro, teve como objetivo democratizar o acesso da comunidade ao acervo de obras nacionais e estrangeiras escolhidas por especialistas.

  • Com a pandemia de coronavírus, o Quindim se reinventa. Em dois meses, coloca seu site no ar, oferecendo cursos online, disponibilizando produtos da loja para venda via internet e produzindo conteúdo para o Blog do Quindim. Também é lançado o canal do Instituto no YouTube, juntamente com a campanha Todxs Contra Coronavírus, que convidou artistas, contadores de histórias, professores e outros profissionais para gravarem vídeos com conteúdo diversificado a fim de apoiar as famílias durante o isolamento.

  • Em abril, o perfil do Instituto Quindim no Instagram lança a série de lives “Quindim Entrevista”, com convidados nacionais e internacionais, oferecendo conteúdo de qualidade para professores, pais e estudiosos na área da infância e do livro.

  • Mesmo durante a pandemia, o Instituto desenvolve um curso inédito para professores que desenvolvem ou querem desenvolver projetos em bibliotecas escolares, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul.

  • 2020 também é marcado pelas parcerias firmadas pelo Instituto Quindim: com a Universidade de Caxias do Sul, para o curso “Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária”; com o Projeto Libris, da Universidade Federal de Goiás, que vai possibilitar um novo salto no Centro de Estudos e Pesquisas do Instituto; e também a manutenção da parceria com a Dedeka, com o lançamento da Coleção Summer, assinada pela premiada ilustradora Mariana Massarani.

  • Atualmente, o Instituto Quindim é formado pela seguinte equipe: Volnei Canônica, Roger Mello, Franciele Oliveira, Leonardo Buziki, Alessandra Passarin, Adriana Camêlo Lucena, Ronaldo Bueno, Graziela Cunha Canônica, Ivânia Ermel, Juliana Tonet, Marli Fronza, Salete Anderle e Vania Espeiorin.


Leia também:

PODCAST: CAIO RITER FALA SOBRE ESCRITA CRIATIVA PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE

INSTITUTO QUINDIM E UCS ABREM NOVA TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 31.881.967/0001-53

R. Sinimbu, 1670 - 6º andar - Centro - Pátio Eberle - CEP 95020-001

Caxias do Sul - RS, Brasil

©2020 por Instituto de Leitura Quindim