Roger Mello e Margarita Engle assinam mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil 2021


Organizada pelo IBBY, data é comemorada no dia 2 de abril. Crédito: Divulgação

O ilustrador Roger Mello, vice-presidente do Instituto Quindim, foi o artista convidado para criar a mensagem visual do cartaz do Dia Internacional do Livro Infantil 2021. Instituída em 1967 por Jella Lepman, fundadora do International Board on Books for Young People (IBBY), a data comemora o aniversário de Hans Christian Andersen (2 de abril), como forma de inspirar o gosto pela leitura e chamar a atenção para os livros infantis.


Já a mensagem em texto foi assinada pela escritora cubano-estadunidense Margarita Engle e está traduzida em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, francês e alemão. Intitulada A Música das Palavras, a mensagem visual e escrita percorrerá os 80 países que compõem o IBBY, organização mundial sem fins lucrativos que promove o acesso ao livro infantil e juvenil.


A cada ano, uma seção nacional diferente do IBBY é responsável por patrocinar o Dia Internacional do Livro Infantil, escolhendo um tema, convidando um autor proeminente do país anfitrião para escrever uma mensagem às crianças do mundo e um ilustrador reconhecido internacionalmente para criar o cartaz. Em 2021, coube ao Conselho de Livros para Jovens dos Estados Unidos (USBBY) organizar a data e convidar os artistas.


Roger Mello criou a mensagem visual do cartaz

Ganhador do Prêmio Internacional Hans Christian Andersen (HCA) em 2014, considerado o Nobel da Literatura Infantil, Roger Mello tem mais de 100 títulos publicados (22 dos quais ele também escreveu), 10 prêmios Jabuti na bagagem e exposições internacionais em países como China, Colômbia, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Peru, Rússia, Coreia do Sul e Taiwan. Seu estilo único e hábil senso de cor continuam a expandir os limites da ilustração de livros infantis.


Também tornou-se Hors Concours do Prêmio FNLIJ, seção brasileira do IBBY, por ser premiado inúmeras vezes, em diferente categorias. Ganhou ainda o Prêmio Internacional de Melhor Livro Infantil de 2002, pela Fondation Espace Enfants (França), e recebeu, em 2014, o Chen Bochui International Children’s Literature Award como "melhor autor estrangeiro na China" e o livro A Feather (história de Cao WenXuan, ilustrado por Roger) recebeu o prêmio “livro mais bonito do ano da China”.


Confira, abaixo, o processo criativo do pôster ilustrado por Roger Mello (à esquerda, o esboço; à direita, a versão finalizada):

“Animais e pessoas de todos os continentes são inspirados pela música das palavras, assim como eu fui inspirado pela música, ritmo e batida nas palavras poéticas de Margarita Engle. Uma batida única é a pulsação da diversidade, a pulsação da literatura e das artes que ajuda crianças de todo o mundo a encontrar em suas pensamentos a voz do ‘outro’, a voz do mundo”, comenta Roger.


Margarita Engle criou a mensagem escrita

Margarita Engle é autora de diversos livros premiados para crianças, jovens e adultos. Entre eles, The Surrender Tree, Enchanted Air, Forest World e Drum Dream Girl. Recebeu inúmeras premiações, como o NSK Neustadt Prize for Children’s Literature (2019); o Pura Belpré Honor Awards (2011, 2012 e 2015); o Walter Award Honor (2018); e o Americas Award (2015). Ela também recebeu as seguintes honrarias: Jane Addams Children’s Book Award, Charlotte Zolotow, PEN USA, Golden Kite, Green Earth, Lee Bennett Hopkins, Arnold Adoff Poetry Award e Claudia Lewis Awards.


“Para mim, as palavras de pacificação têm um caráter pessoal. Venho de uma família com contexto complexo de refugiados, imigrantes e pessoas que decidiram ficar onde quer que tenham nascido. Eu escolho amá-las todas igualmente. Poesia e histórias me ajudam a ter esperança. Rimas, ritmos e até mesmo os espaços abertos entre as palavras em uma página criam ecos em minha mente, como os belos sons que você ouve por muito tempo depois de tocar um sino. A linguagem é música. Ela flui de uma forma tão natural quanto humana. Quando compartilhamos nossas histórias e poemas, nossas mentes ganham asas, voam e se encontram no ar. Começamos a entender uns aos outros. Tornamo-nos vizinhos em vez de estranhos”, diz Margarita Engle.


Leia a mensagem A Música das Palavras, escrita por Margarita Engle:


Quando lemos, nossas mentes criam asa.

Quando escrevemos, nossos dedos cantam.


Palavras são toques de tambor e flautas na página,

Cantos de aves em voo e elefantes trombeteiros,

rios que correm, cachoeiras saltando,

borboletas num rodopio

alto no céu!


Palavras nos convidam a dançar ---

ritmos, rimas, batidas do coração,

Batidas de cascos e batidas de asa,

contos antigos e novos,

fantásticos ou reais.


Quer no aconchego de casa

ou correndo através de fronteiras, a uma nova terra

e uma língua estranha, histórias e poemas

pertencem a você.


Quando dividimos palavras, nossas vozes

se tornam a música do futuro,

paz, alegria e amizade,

uma melodia

de esperança.


Faça o download do arquivo completo e original da Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil 2021:

Messagem 2021
.pdf
PDF • 2.13MB

Leia também:

Com Roger Mello na disputa, anúncio do Prêmio ALMA será transmitido pela internet

Campanha “Vacina Já!” é destaque no Jornal Pioneiro