top of page

Conheça as convidadas do III Seminário de Debates sobre o Dia Internacional das Mulheres


Encontros serão transmitidos no perfil do ILQ no Facebook e no canal no YouTube. Arte: Franciele de Oliveira.

A partir de amanhã, dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Leitura Quindim (ILQ) dá o pontapé inicial à terceira edição do projeto Entre a Espada e a Rosa - III Seminário de Debates sobre o Dia Internacional das Mulheres. Este ano, a temática é “Musas, deusas ou guerreiras? A trajetória das mulheres nas artes", que irá abordar os desafios e lutas que as mulheres encontram em artes como o teatro, a literatura, a música e a dança. Os encontros serão realizados de 8 a 11 de março e transmitidos pelo Facebook e canal do ILQ no YouTube, sempre das 19h às 21h.


A cada edição, o projeto tem uma personalidade feminina homenageada. Após a escritora e artista plástica Marina Colasanti (2020) e deputada federal Benedita da Silva (2021), a terceira edição escolheu Zica Stockmans, atriz, professora, produtora cultural e empresária, que se dedica, há mais de 30 anos, ao mundo das artes e é referência cultural no Rio Grande do Sul. Contudo, Zica não estará sozinha neste projeto que busca valorizar a jornada de tantas outras profissionais do mundo artístico. Conheça todas as convidadas dos quatro dias de Seminário:


ENTRE A ESPADA E A ROSA #1 - Mulher e teatro - 08 de março / das 19h às 21h

Assista aqui: Facebook / YouTube


- Zica Stockmans: homenageada desta 3ª edição, Zica é atriz, produtora cultural, professora, estudante, mulher de negócios e mãe. É formada em Licenciatura em Educação Artística pela UCS, além de ter Especialização em Corpo e Cultura: ensino e criação, também pela UCS, e pós-graduação em Teatro e Educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Desde 1989, comanda a Tem Gente Teatrando, escola de teatro localizada em Caxias do Sul (UCS).


- Karen Acioly: autora, professora, curadora, roteirista e dramaturga. Possui especialização na área d​as​ ​artes​ multidisciplinares e gestão criativa de espaço cultural, ​com ênfase ​nas artes cênicas​ e visuais voltadas aos novos públicos. Ao todo, escreveu mais de 30 peças infantis e juvenis e dirigiu a maior parte delas.


- Aline Tanaã: é atriz, palhaça, mãe, educadora, psicóloga de formação e instrutora de meditação e yoga. Através do seu trabalho, busca a integração das diversas áreas e saberes promovendo a valorização e expansão da Arte e da Consciência. No teatro se dedica a pesquisa da comicidade feminina como recurso artístico, social e terapêutico.


ENTRE A ESPADA E A ROSA #2 - Mulher e literatura - 09 de março / das 19h às 21h

Assista aqui: Facebook / YouTube


- Penélope Martins: escritora, narradora de histórias, articuladora em projetos de fomento da palavra escrita e falada e curadora do projeto Mulheres que Leem Mulheres. Penélope se dedica à formação de novos leitores desde 2006, produzindo conteúdo para encontros presenciais e plataformas digitais. Tem diversos livros no acervo do Instituto Quindim.


- Polliana Abreu: é agente cultural formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), atua na produção de eventos com ênfase na área da Cultura Marginal e de rua, com foco em arte-educação de abrangência comunitária. Em 2018, foi uma das idealizadoras do Espaço de Poesia Marginal Slam das Manas.


- Raquel Menezes: editora na Oficial Raquel onde publica livros de autoras mulheres e feministas. Raquel é apaixonada por livros e pela literatura, já foi, por dois mandatos, presidente da Liga Brasileira de Editores (Libre) e foi finalista do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro do PublishNews.


ENTRE A ESPADA E A ROSA #3 - Mulher e Música - 10 de março / das 19h às 21h

Assista aqui: Facebook / YouTube


- Ariadna Moreira: estudou música e canto lírico na Escola de Música de Brasília e na Universidade de Brasília (UB), e desde então se apresenta regularmente com repertório de câmera e operístico. É doutora em Canto Lírico pela Universidade de Miami (EUA). Atualmente, é cantora lírica, professora e integrante do grupo musical "Mundo na Mão".


- Lisa K: é compositora, cantora e instrumentista formada pela UNIRIO. Entre a sonoridade pop e a poesia concreta, entre o samba e o rock, o baião e a balada, Liza K escreve melodias marcantes e letras de sensibilidade nítida que conduzem o ouvinte pelo imaginário da artista.


- Cristiane Ferronato: Arte/Educadora e regente, Cristiane utiliza a música como ferramenta de expansão e qualificação do ser humano, promovendo, especialmente, práticas coletivas através da percussão e do canto coral como seu trampolim. É Pós-Graduada em Capacitação Docente em Música Brasileira pela Anhembi Morumbi (São Paulo).


ENTRE A ESPADA E A ROSA #4 - Mulher e Dança - 11 de março / das 19h às 21h

Assista aqui: Facebook / YouTube


- Gislaine Sacchet: é doutora em Artes Cênicas pela UFRGS e coordenadora do Núcleo de Dança da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). É especialista em Consciência Corporal/Dança pela Faculdade de Artes do Paraná. Atualmente, é diretora do Quarta Parede Processos Contemporâneos em Caxias do Sul.


- Taiane da Rosa: nascida e criada na Zona Norte de Caxias do Sul (RS), Taiane se encontrou no mundo da dança aos 11 anos no projeto social chamado "Flor do Ipê", que a trouxe várias experiências incríveis, sendo uma delas o espetáculo "Nova Era". Hoje atua como educadora social, ministrando oficinas de danças urbanas, na Fluência Casa Hip Hop.


- Carla Vanez: é diretora, atriz, produtora, professora de teatro e dança. É graduada no curso Tecnólogo em Dança pela UCS, formada em Dança Afro pelo Teatro do Encontro/Daniel Amaro. Desde 1993 nutre seus conhecimentos sobre o mundo da dança. A partir de 2007, atua e produz espetáculos, performances e eventos.


Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever neste formulário.


Não deixe de seguir o Instituto de Leitura Quindim nas redes sociais e acompanhar todas as novidades por aqui: Facebook, Instagram e YouTube.


Quer receber nossa Newsletter com conteúdos exclusivos? Se cadastre AQUI.



LEIA TAMBÉM


コメント


bottom of page