top of page

Inscreva-se no curso online "Oralidade e Jogo Cênico nas Práticas Leitoras"


Tendo como público alvo educadores, atores, bibliotecários, assistentes sociais e recreadores, o Instituto de Leitura Quindim (ILQ) está com inscrições abertas para o curso online “Oralidade e Jogo Cênico nas Práticas Leitoras”. As 4 (quatro) aulas são planejadas e ministradas por José Mauro Brant, ator, autor, diretor, promotor de leitura e contador de histórias. Todos os encontros serão transmitidos via plataforma Zoom, nos dias 14 e 16, 21 e 23/03 (segundas e quartas-feiras), das 19h às 21h.


O combo das quatro aulas tem o valor total de R$250,00. Associados ao ILQ e conveniados ao Senalba, Sinpro, Sindiserv Caxias e ex-alunos dos cursos do Instituto têm desconto (é necessário solicitar o cupom via e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com). Os módulos também podem ser adquiridos separadamente, sendo cada um o valor de R$65,00. Neste caso de aulas avulsas, não há possibilidade de descontos.



A oficina tem como objetivo criar uma reflexão, prática e teórica, em torno do conceito de ‘Práticas Leitoras’ e do papel da oralidade como ferramenta preciosa para o promotor de leitura que pretende estimular no outro o desejo de ler. O ator e autor utiliza do conceito de ‘animação leitora’, que consiste em ser uma ação de fazer parte do papel do jogo cênico dentro das práticas de estímulo à leitura e nas relações do agente com o livro e com o público.


Confira o planejamento das aulas do curso:


Pontos de partida – os caminhos da memória - 14/03


A etapa engloba: apresentações; o resgate de memórias de leitura; revisões de suas próprias histórias; a oralidade e as artes da memória; a transmissão oral e a afetividade; os narradores populares e suas lições; contos da tradição oral X contos autorais; caminhos possíveis.


A Prática - planejamento - 16/03


O que é ser um promotor de leitura?; Contar para ler - a oralidade e a promoção de leitura; Quais as competências e saberes que estão em jogo no ofício animação de acervos? A Escolha do repertório - critérios e seus desdobramentos; Saber ouvir - Reconhecendo estilos e preferências; Elencar técnicas e possibilidades fundamentadas da arte de contar histórias, na teoria e na prática.


A Prática 2 – Ação! - 21/03


Técnicas e possibilidades fundamentadas da prática de contar histórias em meios pedagógicos; Os narradores populares e suas lições; O domínio do espaço e do público – estratégias de engajamento com a audiência; Onde se equilibram os recursos expressivos do narrador artístico em ação? Palavras chaves - Foco, suspensão e retroalimentação; O que está em jogo na hora de contar? Oralidade e Jogo Cênico no ato de contar; Os novos espaços: Os desafios da transposição da linguagem dos agentes de leitura para os meios digitais.


Apresentação - 23/03


Apresentação prática dos alunos que vão criar ao longo do curso uma atividade leitora, lendo ou contando, que será apresentada ao vivo, de forma aberta ao público, no canal oficial do Instituto de Leitura Quindim no YouTube.



Tem alguma dúvida? Mande uma mensagem para o WhatsApp (54) 99962-5177 ou um e-mail para institutodeleituraquindim@gmail.com. Vem fazer curso no Instituto Quindim.



LEIA TAMBÉM




Comentarios


bottom of page