Escritor francês Jean-Claude Mourlevat é o vencedor do Prêmio ALMA 2021


Autor tem livros traduzidos para mais de 20 idiomas. Crédito: Jean-Claude Mourlevat / © DR

O escritor francês Jean-Claude Mourlevat é o vencedor do Astrid Lindgren Memorial Award 2021 (ALMA), um dos prêmios internacionais de maior prestígio da literatura infantil e juvenil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (30), em live realizada na biblioteca TioTretton, no centro cultural Kulturhuset Stadsteatern, em Estocolmo.


Mourlevat tem 69 anos e trabalhou com teatro antes de estrear na literatura, em 1997. Conforme o comunicado do júri, o francês é um “excelente renovador da tradição dos contos de fadas”, dono de uma prosa “precisa e sonhadora”. Sua obra já foi traduzida para mais de 20 idiomas e reúne mais de 30 livros, entre eles, Jefferson, L’enfant Océan e Le combat d’hiver.


Organizado pelo Conselho de Artes da Suécia desde 2002, o ALMA é entregue a autores, ilustradores, contadores de histórias orais e promotores de leitura para reconhecer o mais alto grau de excelência artística. A cada ano, mais de 200 candidatos do mundo todo são indicados.


O escritor e ilustrador Roger Mello, vice-presidente do Instituto Quindim, era o único brasileiro na lista de 262 finalistas, que incluía alguns dos mais importantes criadores de literatura infantil e juvenil do mundo, bem como promotores de leitura. Outros nomes latino-americanos também concorriam ao prêmio, como os argentino María Teresa Andruetto, Jorge Lujan e María Wernicke, os colombianos Yolanda Reyes, Ivar da Coll e Silvia Castrillón Zapata, além da dominicana Julia Álvarez.


Além da prestigiada medalha concedida pelo governo sueco, Mourlevat receberá o valor monetário de cinco milhões de coroas suecas (o que corresponde a cerca de 487 mil euros). Neste ano, o prêmio será entregue no dia 31 de maio. Na ocasião, a autora sul-coreana Baek Heena receberá o ALMA 2020, que ainda não foi entregue devido à pandemia de covid-19.


Leia também:

Roger Mello e Ana Maria Machado participam de bate-papo no Dia Internacional do Livro Infantil

Instituto Quindim lança campanha em defesa da vacina

INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 31.881.967/0001-53

R. Sinimbu, 1670 - 6º andar - Centro - Pátio Eberle - CEP 95020-001

Caxias do Sul - RS, Brasil

©2020 por Instituto de Leitura Quindim