INSTITUTO ZIRALDO: conheça a instituição que celebra a carreira de um dos maiores artistas do Brasil


Ziraldo completará 90 anos em 2022.

Não é muito difícil fazer uma pequena enquete e descobrir que o nome ‘Ziraldo’, ou as personagens criadas pelo mesmo, são conhecidos por boa parte do grande público. Não é para menos, pois o escritor, cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro Ziraldo é uma referência para muitas pessoas. “FLICTS”, “O Menino Maluquinho", “O Planeta Lilás”, “Os Dez Amigos”, “A Bela Borboleta” e “O Pequeno Planeta Perdido” são apenas algumas de suas obras diversas que inspiraram e continuam inspirando não só crianças e jovens, mas a sociedade como um todo. Com o intuito de valorizar e dar ainda mais destaque para a importante produção artística, nasceu, no Rio de Janeiro, há quatro anos, o INSTITUTO ZIRALDO, carinhosamente chamado de IZ.


Ziraldo e a diretora Adriana. Foto: Acervo pessoal.

Segundo Adriana Lins, uma das diretoras do instituto ao lado de Daniela Thomas, o IZ já catalogou mais de nove mil itens que marcaram a vida do cartunista. Objetos esses que ajudam a dar continuidade ao Instituto. “O desejo é inspirar todo mundo a criar, refletir, se reconhecer, a se entender como indivíduo, a se ver na história da construção cultural do país e a ler o mundo ao entrar em contato com as obras do Ziraldo. Elas são realmente inspiradoras”, afirma.


Adriana Lins junto a peças do acervo do IZ.

O IZ tem uma sede física no Rio de Janeiro onde costumava ser o estúdio de Ziraldo, local onde sempre esteve na ativa, criando personagens e histórias que ficariam marcados no imaginário popular. Sobre o espaço, Adriana destaca a vasta biblioteca, esboços históricos e muitos outros itens lá presentes. Ela até brinca: “Inclusive, estamos precisando de gavetas extras!” O público geral ainda não pode conhecer o IZ devido às reformas necessárias. “Ainda não é um espaço de visitação, mas todos os produtos que desenvolvemos nesses quatro anos de IZ, com o acervo que estamos preservando, fazem parte da nossa política de difusão”, pontua Adriana.


Para celebrar a chegada dos 90 anos de Ziraldo, o IZ está com a exposição “Terra à vista e pé na Lua”, no Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro. A mostra traz uma narrativa que apresenta a natureza humana criativa e curiosa rumo ao desconhecido do mundo, às grandes conquistas celebradas através das imagens de Ziraldo. Em 2022, inclusive, o MHN completa 100 anos de história. E para deixar tudo ainda mais especial, os acervos do artista e do museu dialogam com cada um dos visitantes. A exposição seguirá até o dia 29 de abril e tem o horário de visitação de quinta a sábado, das 10h às 16h (a partir de abril a exposição também abrirá aos domingos).


Sobre a importância da obra de Ziraldo para a literatura infantil e juvenil, Adriana destaca o poder que o livro “FLICTS” causou na história das artes. “Acreditamos na força que a obra do Ziraldo tem como referência cultural. Depois de 'FLICTS’, de 1969, a literatura infantil mudou”.


A partir disso, grandes projetos estão sendo pensados para um futuro próximo. “Estamos, no momento, desenvolvendo um estudo literário intitulado ‘Infância e Identidade: Texto, imagem e memória cultural na literatura de Ziraldo’. Editamos no final do ano [2021], em parceria com o produtor Tarcísio Vidigal, um livro de 240 páginas sobre os cartazes da Feira da Providência. Um envolvimento do Ziraldo com o Banco da providência durante 60 anos. São 60 cartazes que fizeram a cara da solidariedade no Rio para várias gerações de cariocas e brasileiros”, afirma Adriana. “Ziraldo - Era Uma Vez Um Menino”, documentário de Fabrizia Pinto, abriu a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro de 2021, e estará em breve no Canal Curta.


Ao lado confira mais algumas fotos da exposição "Terra à vista e pé na Lua".


Já são anos que há uma admiração mútua entre o Instituto de Leitura Quindim e o Instituto Ziraldo. Volnei Canônica, presidente do ILQ, e Roger Mello, vice-presidente, são amigos e admiradores de Ziraldo e de sua obra. Segundo Adriana, o IZ tem o Quindim como amigo e parceiro. “O Instituto Quindim, desde o início do IZ, foi nossa referência. Volnei e Roger são dois profissionais excepcionais, espetaculares. As ações planejadas e belamente executadas nos motivam constantemente”, disse.


ZIRALDO 90


No próximo dia 22 de março, às 19h, o Instituto Quindim, em parceria com a Especialização em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade de Caxias do Sul, promove a live "ZIRALDO 90", afim de celebrar a vida e obra do autor. Os convidados são Adriana Lins e Guto Lins, ambos curadores da exposição "Terra à vista e pé na Lua". A mediação será do vice-presidente do ILQ, ilustrador, escritor e amigo de Ziraldo, Roger Mello. A transmissão será pelo canal do Instituto e da UCS no YouTube, e pela página oficial do Quindim no Facebook. Saiba mais AQUI.



LEIA TAMBÉM

Instituto Quindim e UCS promovem live “ZIRALDO 90”

Quintal da Língua Portuguesa de março será com Ciça Fittipaldi, Marcia Kambeba e Tatiana Henrique

Matrículas abertas para o Ateliê Araçari no contraturno escolar