Live em memória dos 10 anos de falecimento de Bartolomeu Campos de Queirós será neste sábado


A transmissão será pelo canal do Instituto no YouTube.

Neste sábado, dia 22 de janeiro, a partir das 15h, o Instituto de Leitura Quindim (ILQ), juntamente com o projeto Quintal da Língua Portuguesa, irá realizar uma live sobre os 10 anos da morte do autor Bartolomeu Campos de Queirós. Com o título de “Depois do silêncio: 10 anos de ausência de Bartolomeu Campos de Queirós”, a live será transmitida pelo canal no YouTube e perfil no Facebook do Instituto. A curadoria é de Lucília Soares e Ninfa Parreiras, que são as organizadoras da obra Depois do silêncio: escritos sobre Bartolomeu Campos de Queirós, publicado pela editora RHJ, além de atuarem como curadoras do Quintal.


A fim de celebrar a obra e vida do renomado autor, considerado um dos mais importantes da literatura brasileira, a iniciativa irá contar com a presença de amigos de Bartolomeu: André Neves, ilustrador e autor de livros para a infância; Edna Bueno, autora e curadora do Quintal da Língua Portuguesa; Elizabeth Serra, secretária geral da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) - Rio de Janeiro (RJ); Rosinha Filgueiras, diretora do Museu Bartolomeu Campos de Queirós - Papagaios (MG); Volnei Canônica, curador do Quintal da Língua Portuguesa e presidente do Instituto de Leitura Quindim - Caxias do Sul (RS).


Falecido em 16 de janeiro de 2012, Bartolomeu Campos de Queirós deixou um vazio com a sua partida. Atualmente, suas obras são lidas e relidas por diversas pessoas, fazendo com que seu trabalho permaneça vivo e abastecendo a sociedade com suas belezas poéticas. Seus textos de caráter atemporal e universal, em prosa e em poesia, conversam com diversas infâncias. Todo o espanto da sua escrita permanece a ser descoberto em cada livro, em cada palavra.


A live será transmitida nos links abaixo:


CANAL NO YOUTUBE Instituto de Leitura Quindim

PERFIL NO FACEBOOK Instituto de Leitura Quindim


Conheça alguns das obras de Bartolomeu AQUI. Não deixe de visitar a página do Museu Bartolomeu Campos de Queirós para conferir o seu trabalho em manter a obra do autor viva. Clique AQUI.



LEIA TAMBÉM

BIBLIOTECA: Livros sobre os povos originários e histórias afro-brasileiras chegaram ao Instituto

DIÁLOGOS & PERCURSOS: debates sobre educação ocupam o Instituto Quindim

CLÉO BUSATTO: conheça obras da autora que chegam para compor a biblioteca do Instituto Quindim

Instituto de Leitura Quindim gera engajamento cultural além-fronteiras