PODCAST: JOSÉ CASTILHO EXPLICA POR QUE O LIVRO NÃO DEVE SER TAXADO NO BRASIL


Castilho defende que os livros são fundamentais para o exercício da cidadania. Crédito: Divulgação

“O livro, assim como outras coisas básicas para a sobrevivência, como saúde, transporte e alimentação, deveria manter-se absolutamente isento de qualquer tipo de taxação que não fosse o Imposto de Renda. É muito difícil, do ponto de vista da cidadania, colocar uma taxação para o livro, que é algo essencial para conquistas civilizatórias e como instrumento de cidadania”.


A opinião é de José Castilho Marques Neto, professor, doutor em Filosofia e secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) nos períodos 2006-2011 e 2013-2016. Ele foi o convidado da live Quindim Entrevista no dia 11 de setembro, que agora está disponível nas principais plataformas de streaming (clique aqui para ouvir).


Leia mais:

PODCAST: CAIO RITER FALA SOBRE ESCRITA CRIATIVA PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE


No bate-papo, que teve mediação de Volnei Canônica, Castilho contextualizou a isenção de impostos sobre o livro no Brasil desde a Constituição de 1946 e elencou os motivos pelos quais o produto não deveria ser taxado, contrapondo os argumentos da reforma tributária proposta pelo Ministério da Economia.


“(Taxando), nós vamos dificultar ainda mais a venda de livros para pessoas que acham importante ler, mas precisam sacrificar parte do seu orçamento para isso, como as pessoas das classes D e E. São questões que nem seriam colocadas (em discussão) se tivéssemos um governo com um mínimo de decência moral e apreço à vida”.

Outro episódio disponibilizado pelo podcast Quindim Entrevista é o bate-papo do ilustrador Roger Mello com Isol Misenta, escritora, ilustradora e cantora argentina. Isol é vencedora do Prêmio Memorial Astrid Lindgren (ALMA). A entrevista foi realizada no dia 25 de abril, abordando a infância e a ilustração como manifestações do pensamento.


Para ouvir, basta clicar aqui ou procurar por Quindim Entrevista nas principais plataformas de streaming (Spotify, Anchor, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic). Novos episódios são publicados semanalmente.


Leia também:

CURSO ONLINE ABORDARÁ ORIGENS DA LITERATURA INFANTIL

LINHA DO TEMPO: RELEMBRE OS MOMENTOS MARCANTES DOS SEIS ANOS DO INSTITUTO QUINDIM

INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 31.881.967/0001-53

R. Sinimbu, 1670 - 6º andar - Centro - Pátio Eberle - CEP 95020-001

Caxias do Sul - RS, Brasil

©2020 por Instituto de Leitura Quindim