QUINDIM NO YOUTUBE: 3 atividades lúdicas para fazer em casa, com as crianças


Oferecer atividades diversificadas é fundamental em tempos de isolamento. Crédito: Pixabay

Ficar com as crianças por mais tempo dentro de casa pode ser um desafio! Ainda mais nesse período de isolamento social, preocupação acentuada e notícias difíceis. Além disso, os pequenos têm muita energia para gastar e podem ter dificuldade em assimilar a importância de não sair para brincar com os amiguinhos do bairro ou da escola.


Por isso, além de manter a leitura em família como forma de fortalecer afetos, como sugerimos em matéria que você pode LER AQUI, é importante propor uma gama diversificada de brincadeiras ou atividades lúdicas. Pensando em te ajudar, listamos três atividades fáceis de fazer em casa.


Os vídeos ensinando o passo a passo estão disponíveis no nosso canal colaborativo no YouTube. Veja a seguir:


Se você fosse…, por Priscila Weber

Priscila Weber é arteterapeuta e professora de teatro em escolas de educação infantil de Caxias do Sul (RS). No vídeo, ela ensina a brincadeira “Se você fosse…”, que estimula a criatividade da criança e ajuda os pais a conhecerem um pouquinho mais dos filhos. Você vai precisar de folhas de desenho e lápis de cor (ou giz de cera).


Balões sensoriais, por Rodrigo Bueno

Rodrigo Ezequiel Bueno é educador social na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Caxias do Sul (RS). Ele ensina a brincadeira dos balões sensoriais. Para brincar, você vai precisar de quatro balões coloridos, grãos de feijão, um punhado de farinha, pedrinhas de jardim, uma esponja de cozinha e um funil.


Jogando bingo sonoro e alfabético, por Priscila Vuelma

Priscila de Mello Vuelma é professora em Caxias do Sul (RS). No vídeo, ela ensina a fazer um jogo de bingo que pode ser confeccionado em família, utilizando recorte de revistas, jornais e livros.


Quindim no YouTube


Lançado em março de 2020, o canal colaborativo do Instituto Quindim no YouTube está recheado de conteúdos para todas as idades: entrevistas, palestras, contação de histórias e atividades lúdicas. A ideia é que crianças, adolescentes, pais e educadores, continuem pertinho do Quindim, mesmo em casa, no computador ou no celular.


O canal já conta com 1,2 mil inscritos. Se você ainda não conhece, inscreva-se CLICANDO AQUI. Lembre-se de apertar no sininho para receber todas as novidades em primeira mão.


Leia também:

Mesas do seminário Entre a Espada e a Rosa estão no YouTube

Instituto Quindim lança campanha em defesa da vacina