PODCAST: ZOARA FAILLA ANALISA ÍNDICES DE LEITURA NO PAÍS


Gerente de projetos do IPL alerta para o desmonte de políticas públicas na área do livro e leitura. Crédito: Divulgação

O Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural, com aplicação do IBOPE Inteligência. Os dados, que deixaram especialistas da área em alerta, foram analisados no novo episódio do podcast Quindim Entrevista, já disponível nas principais plataformas de streaming.


Leia mais:

PODCAST: YOLANDA REYES DEFENDE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DESDE O BERÇO


Em bate-papo realizado no dia 18 de setembro, em live nas redes sociais do Quindim, a gerente de projetos do Instituto Pró-Livro, Zoara Failla, apontou possíveis fatores decisivos para a diminuição do índice de leitores. “A gente não pode deixar de olhar para o desmonte das políticas públicas, para as bibliotecas parque fechadas e para os vários programas desmontados nos últimos dois ou três anos. Isso certamente explica um pouco da queda”, avalia.


Enquanto o percentual de leitores no Brasil era de 56% em 2015, no ano passado o índice foi para 52%. Já o percentual de brasileiros que conseguiram chegar ao final de pelo menos um livro no ano é ainda mais preocupante: 31%.


“A pesquisa tem um dado sobre o que as pessoas fazem no tempo livre. Nas classes A e B, e também no Ensino Superior, aumentou muito o uso da internet e das redes sociais. Claro que existe uma série de fatores, mas acho que esse foi importante”, complementa Zoara.

Outro episódio disponibilizado no podcast é o bate-papo com a deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS). Presidenta da Frente Parlamentar Mista do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas na Câmara dos Deputados, ela falou sobre projetos de lei para o setor e propostas para diminuir o impacto do coronavírus no mercado editorial e na promoção da leitura. A entrevista foi realizada no dia 27 de abril.


Os dois programas tiveram mediação de Volnei Canônica. Para ouvir, basta CLICAR AQUI ou procurar por Quindim Entrevista nas principais plataformas de streaming (Spotify, Anchor, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic). Novos episódios são publicados semanalmente.


Leia também:

CONHEÇA O CANAL DO INSTITUTO QUINDIM NO YOUTUBE

ANABELLA LÓPEZ: "A ARTE CURA TANTO PARA QUEM CRIA QUANTO PARA QUEM LÊ"

INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 31.881.967/0001-53

R. Sinimbu, 1670 - 6º andar - Centro - Pátio Eberle - CEP 95020-001

Caxias do Sul - RS, Brasil

©2020 por Instituto de Leitura Quindim