Zetho Cunha Gonçalves é o convidado de maio do Quintal da Língua Portuguesa


O Quintal da Língua Portuguesa de maio terá como convidado Zetho Cunha Gonçalves, escritor de livros infantis, poeta e ensaísta de Angola. O encontro será no dia 21 de maio, às 14h (Brasília) / 18h (Lisboa e Luanda) / 19h (Maputo). Para adquirir os ingressos do encontro online é só clicar AQUI. O valor do ingresso é de R$50,00 para público em geral e R$25,00 para conveniados (Senalba, Sinpro, Sindiserv Caxias e ex-alunos dos cursos do Instituto Quindim), mediante solicitação de desconto no e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com.


Quem já participou do Quintal da Língua Portuguesa garante: é um bate-papo descontraído em que muitas trocas são realizadas. É uma conversa que envolve desde literatura até sentimentos com a língua portuguesa. Nesta edição, Cynthia Azevedo é a quintaleira convidada para participar do encontro. Para quem não sabe, os quintaleiros são aquelas pessoas que mensalmente participam dos quintais.


Ingressos AQUI


Conheça a obra de Zetho


Em sua carreira, Zetho traz versatilidade nas obras que escreve. Na poesia, Zetho tem diversos livros, entre eles “A Palavra Exuberante” (2004), “Sortilégios da Terra” (2007) e “Noite Vertical” (2017). Para o público infantil, algumas de suas obras são “Debaixo do Arco-Íris Não Passa Ninguém” (2006) e “A Caçada Real” (2007), ambas ilustradas por Roberto Chichorro. Também já escreveu para jornais e revistas da Angola, Brasil, Moçambique, Itália e Espanha. Zetho, que é reconhecido dentro e fora de Angola, foi o vencedor da primeira edição do Prêmio de Literatura dstAngola/Camões, pela obra "Noite Vertical". Em 2018, foi o candidato de Angola para o Nobel da Literatura Infantil, o Prêmio Hans Christian Andersen.


Leia AQUI um dos artigos de Zetho publicado no site Buala (BUALA). Nesta ocasião, ele parabenizou o falecido escritor José Saramago pelos seus 99 anos. O texto traz uma bela conversa entre os escritores e amigos.


Sobre o projeto Quintal da Língua Portuguesa

O Quintal da Língua Portuguesa é uma realização do Instituto de Leitura Quindim (Brasil) em parceria com o Bichinho de Conto (Portugal), Kacimbo Produção Cultural (Angola) e Associação Literária Kulemba (Moçambique). Os encontros acontecem no terceiro sábado de cada mês, pela plataforma ZOOM e tem duração média de 2h.

Criado em 2011, no Rio de Janeiro, por um grupo de artistas, dentre eles os membros fundadores Edna Bueno, Lucília Soares, Ninfa Parreiras, Ondjaki e o presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica, o Quintal tem conversado e debatido sobre a relação de cada convidado com a língua portuguesa, explorando o fazer literário e outras manifestações artísticas.

A curadoria conta com o time original, além da portuguesa Mafalda Milhões e do moçambicano Dany Wambire. A logomarca do projeto foi criada pelo premiado ilustrador pernambucano André Neves. Os participantes recebem certificado emitido pelo Instituto de Leitura Quindim.



LEIA TAMBÉM

Dia Mundial da Educação e pouco a se comemorar

Curso online sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

Conheça o projeto Ateliê Araçari, iniciativa do ILQ para crianças e adolescentes no contraturno escolar

Viradão da Leitura alcança mais de 7,6 mil pessoas